Juazeiro (BA): Prefeitura promove campanha de doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Começa nesta terça-feira (06/04) e segue até o dia 9 de abril, a campanha ‘Doe sangue, doe vida’, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A proposta é melhorar o estoque de sangue na unidade do Hemocentro da Bahia (Hemoba), que atende dez municípios da região. A campanha conta com o envolvimento voluntário dos guardas civis municipais, servidores públicos e colaboradores da prefeitura. Para o diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho, a iniciativa reforça o compromisso do poder público com o bem-estar da população, principalmente, em meio a uma pandemia. “Agradecemos aos funcionários que se voluntariaram para essa ação tão importante, tendo em vista que o Hemoba está precisando aumentar seu estoque de sangue. E esperamos que a população também nos ajude e faça parte desse projeto que tem como objetivo salvar vidas”, destaca.

O  secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, destaca que a doação de sangue é um gesto de solidariedade. “Em tempos de pandemia, vivemos momentos em que o mundo precisa de mais solidariedade. Doar sangue é um gesto bonito que pode salvar vidas. É importante lembrar que não há um substituto para o sangue, e a disponibilidade é essencial em diversas situações como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias precisam dos componentes do sangue. Essa campanha é antes de tudo de empatia, de se colocar no lugar do outro”, declarou o secretário Fernando.

Doação

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Para realizar a doação de sangue, o voluntário deve comparecer ao Hemoba usando máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, ter entre 18 e 69 anos incompletos e não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias. Além disso, para quem teve Covid-19, é preciso esperar 30 dias após a cura clínica e apresentar documento original com foto. 

“Essa é uma campanha que chega num momento muito oportuno, porque o Hemoba está com o estoque baixo e o número de doadores é pequeno. Gostaria de contar com a doação de todos que puderem. Independente do seu tipo sanguíneo, raro ou comum, ele é necessário”, ressaltou o hematologista do Hemoba, André Fernandes.

Durante a pandemia, a recomendação do órgão é que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa. O Hemoba fica localizado ao lado do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 16h30. A doação pode ser agendada através do número (74) 3611-7532.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s