Juazeiro (BA): Professora Socorro Bandeira aponta irregularidades em processo seletivo da Seduc e cobra demissão da secretária Normeide Almeida

Em carta encaminhada ao Programa Sem Fronteiras – Rádio Juazeiro, apresentado pelo jornalista Ramos Filho, a professora Socorro Bandeira, irmão do ex-prefeito Joseph Bandeira e tia do vice-prefeito Leonardo Bandeira e com vasta experiência no setor educacional, fez duras críticas ao processo seletivo realizado pela Secretaria de Educação e Juventude e cobrou a demissão da secretária Normeide Almeida.

Eis o conteúdo da carta:

“Quero me dirigir a todos aqueles que participaram do Processo seletivo e como uma das pessoas que participou do processo seletivo da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Juazeiro, posso afirmar que ali aconteceu de um tudo menos de lisura e equidade.

Sou Socorro Bandeira, com várias experiências profissionais, 35 anos de sala de aula, além de 13 anos de experiência à frente de uma escola como gestora, portanto dona de uma respeitável performance profissional, além disso sou tia de Leonardo Bandeira vice-prefeito.

Quando cito essa última informação é para dizer que, se comigo ocorreu o fato o qual passarei a relatar imaginemos o que com outros concorrentes não deva ter ocorrido: Pois não é que após ter obtido na primeira publicação no diário Oficial do Municipio a média de 8,5 pontos em primeiro lugar e assim ocupar a única vaga de Lingua Portuguesa para o Distrito de Carnaiba do Sertão queriam me deixar de fora?! Como é que alguém tendo essa média que era literalmente na menor comparação o dobro das demais, pode ter sido estranhamente ultrapassado por um dos concorrentes cujo o nome se encontrava no finalzinho da lista, na segunda avaliação que foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Juazeiro, pois bem, o que seria praticamente inacreditável aconteceu.

Todavia, conforme o que penso e disso não tenho dúvidas, tudo foi feito na “mão Grande”! mas, como tudo isso pode ocorrer? Como o antepenúltimo foi promovido ao primeiro da lista? Voltei à secretaria de Educação e indignadamente saber como aquilo tinha acontecido. Quero registrar aliás antes de continuar esta narrativa, que me surpreendi com a quantidade de pessoas que ali na sede da SEDUC se encontravam todos atônitos e inconformados pelos mesmos motivos que os meus, decepcionados com o que haviam publicado na segunda lista após os dados recursais. Estarreçam-se: inúmeros fôram os casos que colaboravam prováveis dados indignos e desiguais, desonestidade e injustas os quais seriam permeáveis aos critérios avaliativos tais como de professores com pós graduações e ou mestrado obtendo como pontuação nota zero.

Se observou de que o que ali houvera não foram lapsos e equívocos errados, e, esses absurdos ocorreram muito provavelmente e anteriormente de caso muito bem pensado que ludibriaram inescrupulosamente os direitos das pessoas de adquirirem legalmente as vagas pretendidas. Tenho certeza que a prefeita Suzana Ramos que pessoalmente não tem nada a ver com isso e vai tomar uma dura atitude a respeito. Mas voltando ao que vinha dizendo anteriormente, estive com a senhora secretária a professora Normeide a qual me passou a impressão de um certo embaraço convocou três pessoas que conforme ela haviam também participado da comissão da referida seleção.

No entanto, estas três pessoas com discurso afinado tentando justificar o injustificável tentaram meter a fé na misericórdia a todo custo como se ali diante deles estivesse uma pessoa sem noção, um idiota, um Zé mané, um imbecil… percebendo que não iriam me convencer mudaram o discurso e começaram a me assegurar que em Carnaiba do Sertão haviam mais vagas de Lingua Portuguesa e que eu estaria portanto com minha vaga garantida o que me irritou demasiadamente ao que lhes respondi: “ Não quero saber desta história de segunda vaga, eu quero a minha do primeiro lugar que conseguir com meus próprios méritos, que é minha por direito!

Não vim pedir favor e sim reivindicar aquilo que me pertence”, dessa forma dali me retirei certo do que faria caso esse lastimável e inqualificável ato desonesto e inconsequente, irresponsável e falta de respeito não fosse retificado. Assim conforme falei no início sugiro a todos classificados nesse pleito e que de alguma forma se sintam ludibriados ou lesados com tamanha desfaçatez por aqueles que incompetentes oi irresponsavelmente procederam negligenciando o direito de todos os concorrentes igualmente de competirem, que procurem os meios legais na justiça, no Ministério Público ou na Defensoria pública para apurarem a verdade dos fatos.

Do outro lado senhora professora Normeide, digo-lhe sinceramente que nunca entenderei sua atitude de permitir que todo esse engodo possa ter ocorrido diante dos seus olhos sem que a senhora tenha percebido. Afinal quem manda na Secretaria de Educação é ou não é a Senhora? Porque para mim ficou bem claro pelo que pude perceber ou a senhora é uma mera figurante ou concordou com esse expediente ilegal decepcionante e totalmente desprovido de lisura, de equidade e transparência. Pergunto também se diante destes tantos episódios a senhora ainda teria respaldo à frente dessa importante secretaria!

Sinceramente faz-se diante da relevância dos fatos levando em consideração e a ineficiência e a incapacidade comprovada a olhos vistos nesta seleção por parte de uma equipe responsável por tal avaliação efetuando-se um único dela participante que os políticos atualmente no comando direto e indireto da gestão municipal avalie imediatamente a possibilidade no comando dessa pasta.”

Juazeiro (BA), 12 de abril de 2021

Quitalide Socorro Bandeira Ronda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s