Juazeiro (BA): Prefeitura planeja ações para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é celebrado nacionalmente como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, que impulsiona um alerta à sociedade, é marcada por eventos, palestras e intervenções por todo o país. Em Juazeiro, mesmo com a pandemia do novo coronavírus e com as restrições sanitárias, uma programação está sendo planejada para sensibilizar a população e informar os canais de denúncia.

Nesta quinta-feira (29), a superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Laíse Macêdo, e sua equipe se reuniram com o juiz da Vara da Infância de Juazeiro, Francisco Pereira de Morais, sua assessora, Joelma Ferreira da Silva, e com a diretora da Vara da Infância, Roberta dos Santos Ottoni. O encontro aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e teve como objetivo traçar a programação do município para o dia 18 de maio.

Entre as ações, estão a realização de lives, atividades educativas e a divulgação dos canais para denúncia em caso de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Essa é uma ação nacional, liderada pelo Ministério da Cidadania, através da campanha ‘Faça bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes’, que, em seu 21° ano de mobilização, busca sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Aqui em Juazeiro, nós estamos sempre alerta, com os nossos serviços de prontidão em todos os dias do ano e no mês de maio com ainda mais força”, frisou Laíse Macêdo.

Campanha

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, quando tinha 8 anos de idade.

Em caso de suspeita de violência ou exploração sexual contra crianças e adolescentes é possível fazer denúncia através do Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A denúncia também pode ser feita à Polícia Militar, pelo número 190, ou à Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas de telefones fixos ou móveis.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s