Juazeiro (BA): Sesau inicia a terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou nesta quarta-feira (09/06), a terceira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. O público-alvo desta fase são grupos de comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes públicos (coletivo/ rodoviário e metroviário), portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

Esta terceira etapa segue até o dia 9 de julho. Quem está dentro do público-alvo, pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tanto da zona rural quanto da zona urbana.

Nas etapas anteriores começaram a ser vacinados trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto), professores e idosos. A enfermeira da Rede de Frio de Juazeiro, Renata Moreira, reforça que as pessoas que estavam no público-alvo da primeira e segunda etapas, devem procurar as unidades de saúde para tomar a vacina contra a gripe. “A gente teve uma baixa adesão, acredito que devido à vacina contra a Covid-19. Mas essas pessoas precisam comparecer, mesmo nesta terceira fase. Por isso, a gente faz um convite para que essas pessoas procurem a UBS para se vacinar contra a gripe”, disse.

A estimativa é que cerca de 45 mil pessoas recebam a vacina contra a gripe nesta fase 3. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é vacinar 80% deste público.

Segundo o informe técnico do Ministério da Saúde, podem ser vacinadas com comorbidade nesta fase, pessoas com doenças respiratórias crônicas, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, diabetes, imunossupressores, obesos, transplantados, portadores de trissomias.

Documentação

Para receber a vacina contra a gripe, as pessoas precisam levar RG, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. As pessoas com comorbidade devem levar laudo comprovando a doença.

Vacinação em paralelo com a Covid-19

A campanha de vacinação contra a gripe acontece em paralelo com a da Covid-19. É importante frisar que as pessoas que estão nos grupos para receber as duas vacinas precisam ficar atentas ao intervalo de 14 dias entre elas. “Quem tomou a primeira dose de Covid-19 deve esperar este tempo de 14 dias para tomar a vacina contra a influenza”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Caroline Morgado.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s