Sobradinho (BA): Membros dos Conselhos Escolares da Rede Municipal foram empossados

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (30/07), a solenidade de posse dos Conselheiros Escolares Titulares e Suplentes eleitos para Gestão 2021 – 2023. O evento foi realizado no prédio da UAB, e contou com a presença da secretária de educação, Ducilene Kestering que empossou os 117 novos conselheiros.

“Estamos vivendo um momento histórico no Sistema Municipal de Ensino de Sobradinho. São mais de 100 conselheiros empossados. Contamos com as presenças de 99% deles na solenidade de posse. Esse comparecimento dos conselheiros eleitos simboliza o senso de pertencimento, o compromisso deles com a educação e evidencia que nem o Prefeito Cleivynho, nem a Secretária de Educação, nem os gestores escolares estão sós no processo de gestão da Educação Municipal. Com esse regime de colaboração, sinto-me hoje muito fortalecida porque não faremos uma gestão das escolas sozinhos, mas de forma democrática. Fazemos gestão com o apoio tanto dos Conselhos de Controle Social, quanto do Conselho Municipal de Educação, e, desta vez, agregamos mais uma força com o fortalecimento do Colegiado Escolar nesse ato dos conselhos escolares das escolas municipais”, destacou Ducilene Kestering.

Na ocasião, também foi realizada uma formação para os conselheiros empossados, que estiveram divididos em três salas, a fim de evitar aglomerações e cumprir com os cuidados sanitários.

Os conselheiros escolares das 12 instituições de ensino do Sistema Municipal de Ensino participaram das palestras das professoras: Joselha Pires, Ione Queiroz e Cícera Jaira Lima que discorreram sobre “As funções do Conselho Escolar”.

“A formação foi muito interessante e extremamente necessária, visto que enquanto conselheiros escolares trabalharemos coletivamente em conformidade com as normas e diretrizes da educação. Por isso, precisamos conhecer sobre elas, bem como aprender quais as nossas funções”, declarou Vânia Mourão, conselheira recém empossada.

Os conselhos escolares são constituídos por representantes (titulares e suplentes) das comunidades escolar e local, e possuem representação neles, estudantes, professores, funcionários, pais ou responsáveis pelos estudantes.
A função dos conselheiros é zelar pela manutenção da escola, monitorar e decidir junto aos gestores, a fim de assegurar a qualidade do ensino.

“O conselho escolar possui representação de todos os segmentos da comunidade escolar, logo, cada conselheiro deve a partir do seu olhar específico, tomar para si a escola, e, coletivamente, fazer essa gestão em regime de colaboração junto com a direção. Implantar uma gestão voltada para uma educação de qualidade social. Com o olhar no compromisso, senso de pertencimento e do enfrentamento dos desafios, especialmente nesse contexto de pandemia”, finalizou a secretária Ducilene Kestering.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s