Sobradinho (BA): Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia discute fortalecimento do SUAS

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência Desenvolvimento Social, realizou na última segunda-feira (09/08), na Câmara Municipal de Vereadores, um encontro com o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, para discutir o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no município.
A abertura foi marcada pela apresentação musical dos alunos do CRAS atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sob orientação do professor e regente Eudes Zambai.

Durante o encontro foram avaliadas as ações da Assistência Social implementadas pela gestão municipal e apresentadas orientações e diretrizes para o fortalecimento das políticas públicas de Assistência Social no município, além de disseminar informações relevantes sobre o funcionamento dos sistemas de proteção e promoção de direitos no SUAS.

A Coordenadora do CadÚnico, Polliana Pacheco, apresentou dados referentes as ações da gestão municipal na assistência social. “ É através do CadÚnico, principal instrumento de programas sociais do país, que identificamos as famílias em vulnerabilidade que precisam ser assistidas pela Proteção Social. Em Sobradinho, temos 6.181 famílias inscritas no CadÚnico, totalizando 17 mil pessoas, e inseridas no Programa Bolsa Família são 3.555 famílias. Por isso, compreender o panorama da oferta do Programa em nosso município é importante para executarmos a política pública de forma mais qualitativa e criteriosa”, esclareceu a coordenadora

O Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Paulo Macedo, avaliou o encontro. “Estou muito satisfeito com a participação das mais diversas esferas que compõem o nosso sistema de Assistência Social. Conseguimos estreitar os laços entre o governo municipal e o governo do estado para trabalharmos juntos na consolidação das políticas públicas de assistência social em nosso município. É importante destacar que Sobradinho destina 7% de seu orçamento à assistência social, e esta foi uma iniciativa do ex-prefeito Luiz Vicente Berti durante sua passagem como gestor. A gestão do prefeito Cleivynho Sampaio está dando continuidade a este importante trabalho que garante proteção e assistência aos que mais precisam,” concluiu o secretário.

O Secretário Estadual da pasta, Carlos Martins, falou sobre os desafios do SUAS e a importância de uma boa gestão dos trabalhos assistenciais. “Sabemos da enorme carência que muitos municípios baianos enfrentam, principalmente neste período de pandemia. Deste modo acreditamos que, além de identificar as suas demandas, o preparo técnico dos gestores é uma das ferramentas mais eficazes de que podemos lançar mão tanto para aperfeiçoar o trabalho de assistência, quanto para buscar alternativas para conseguirmos atender bem a população. Portanto, o nosso objetivo é assegurar a proteção da população em situação de pobreza e extrema pobreza, além de reagir a qualquer retrocesso nas políticas sociais conquistadas nas últimas duas décadas”, pontuou o secretário.

Logo após o encontro, a comitiva acompanhou o Secretário Carlos Martins em entrevista na Rádio São Francisco FM, e em seguida houve uma visita à Creche Gente Valente para o lançamento do PAA – Programa para Aquisição de Alimentos, que contou com a presença do Chefe de Gabinete, Joselito Macedo, representando o Prefeito Cleivynho Sampaio. O encerramento da programação aconteceu com uma visita à Tribo Truká.

Também participaram do encontro, o Deputado Federal Joseíldo Ramos (PT-BA), representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, CRAS, CREAS e do CadÚnico.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s