Sobradinho (BA): Prefeitura e Undime realizam I edição do Encontro IntegrAção Territorial de Dirigentes Municipais de Educação do Sertão do São Francisco

A Secretaria de Educação de Sobradinho, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), realizou a I edição do Encontro IntegrAção Territorial de Dirigentes Municipais de Educação do Território Sertão do São Francisco, nesta quinta-feira (02/09), no Memorial da CHESF.
Estiveram reunidos, além de gestores escolares das redes municipal, estadual, particular e filantrópica de Sobradinho, os Secretários de Educação e técnicos pedagógicos, representantes de 09 cidades que compõem o Território de Identidade.


A mesa de abertura do evento foi composta pela Secretária de Educação de Sobradinho e coordenadora do Território Sertão do São Francisco na Undime-BA, Ducilene Kestering, pelo presidente da UNDIME Seccional Bahia, Professor Raimundo Pereira, Chefe de Gabinete, Joselito Santos Macedo, ex-prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti e sua esposa, Fernanda de Cássia, Secretária de Educação de Remanso, além dos palestrantes convidados, Professores Celito Kestering e Lucas Santiago.


“Com o objetivo de integrar dirigentes de Educação e suas equipes técnicas para um diálogo em torno das inquietações e planejamentos, a Secretaria de Educação realizou o evento junto à Undime-BA com o apoio incondicional do Prefeito Cleivynho Sampaio. A ideia visa a de experiências, efetivação de uma gestão de excelência em nossos municípios que garanta a todos os nossos estudantes o direito à aprendizagem. Então, estamos felizes por receber os dirigentes e técnicos de Pilão Arcado, Sobradinho, Canudos, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova, Sento-Sé, Curaçá e Juazeiro. Acolher o nosso presidente da Undime-BA, Professor Raimundo e nossa secretária executiva, Sônia Magaly foi muito gratificante e trouxe-nos a certeza do compromisso firmado entre a Undime-BA e o Território na defesa da Educação da Bahia”, disse Dulcilene Kestering.


A secretária também falou da importância da participação da Undime-BA no evento, que possibilizou o fortalecimento do vínculo com os municípios.
“O presidente da Undime-BA ouviu as demandas dos representantes dos municípios, fortalecendo vínculos de avizinhamento e possibilitando-nos orientações para unidade no enfrentamento dos desafios provocados pela suspensão das aulas presenciais. O Território de Identidade não parou, todavia, sabemos que as lacunas são grandes e as desigualdades sociais aumentaram. Assim, a escuta favorece as trocas de experiências, união e integração em torno de um retorno bem planejado e articulado, apesar das especificidades de cada município presente. Estamos juntos na luta por uma educação de qualidade social e saímos mais fortalecidos por entender que, apesar da diversidade, dos municípios terem muitos problemas em comum, a escuta foi importante para fazermos uma gestão de excelência. Então, conhecer melhor a missão do dirigente de Educação e entender seu papel social no campo da educação, é indispensável para que a nossa gestão seja ideal para causar resultados pretendidos,” concluiu Ducilene.


“Em encontros como esse, temos a possibilidade de ouvir relatos de experiências exitosas. Além disso, podemos através do debate conjunto, descobrir como de fato produzir, mesmo em tempos de pandemia, uma educação pública gratuita, equitativa, inclusiva e de qualidade social para todos. Portanto, a UNDIME está hoje aqui para poder, junto aos municípios do território, mobilizar, integrar e implementar políticas públicas voltadas para o aluno, pois acreditamos que ninguém faz educação sozinho, pelo contrário, ela é feita literalmente por parcerias, e quando temos um coletivo, a experiência exitosa de um município acaba sendo referência para o município vizinho”, afirmou Raimundo Pereira, presidente da UNDIME Seccional Bahia.


Os palestrantes destacaram a importância do papel dos educadores dentro do processo de descoberta e construção da identidade no mundo do educando e como as relações humanas devem ser valorizadas.


Ascom PMS

2 comentários em “Sobradinho (BA): Prefeitura e Undime realizam I edição do Encontro IntegrAção Territorial de Dirigentes Municipais de Educação do Sertão do São Francisco”

  1. Momento ímpar. Parabéns ao nosso Prefeito Cleivynho, a nossa Secretária Educação, Ducilene Kestering e ao Presidente da UNDIME, o senhor Raimundo Pereira por esse evento memorável, de aprendizados,ressignificações e produções de conhecimentos.Que venham os próximos.😉🤝🏽🌻👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    Curtir

  2. Um encontro de suma importância para consolidar ainda mais a união entre os municípios que comunga dos mesmos anseios e objetivos.
    A educação de Sobradinho nunca parou, sempre garantiu e garante o direito de aprender dos nossos estudantes.
    Nossa secretária cada dia mostra compromisso e competência com a educação de Sobradinho e nesse encontro vimos que ela é luz para os demais municípios. Parabéns Ducilene Kestering! Orgulho de fazer parte dessa orquestra afinadíssima.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s