Jacobina (BA): Grupo de mulheres aposta na produção de doces, geleias e temperos para gerar renda

O grupo produtivo de mulheres Sabor Natural da Grota, da comunidade Barrocão de Cima, em Jacobina, iniciou a produção de banana chips, doces, geleias, temperos e polpas de frutas com matérias-primas da agricultura familiar, cultivadas nos quintais da comunidade. A iniciativa é apoiada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, e tem como objetivo gerar renda para famílias.

 Após estruturação da agroindústria comunitária para processamento de alimentos e de capacitação para padronização das receitas, estratégias de comercialização e gestão da produção viabilizadas pelo projeto, as mulheres já comemoram as primeiras vendas, com a comercialização dos produtos pela internet, na própria comunidade e nas feiras livres da região: “Somos agradecidas ao Governo do Estado por nos permitir realizar esse sonho, espero que o grupo possa continuar firme e forte e com isso a gente dê condição aos nossos filhos para não precisarem sair daqui para terras distantes”, relata a agricultora Lindinês Souza de Jesus. 

O técnico do componente produtivo do Pró-Semiárido, João Nunes, explica a estratégia do projeto para fortalecimento da agricultura familiar e agroecológica a partir da formação desses grupos produtivos: “O projeto vem investindo na formação dos grupos produtivos de mulheres, pois acredita no potencial que esses coletivos tem para movimentar a economia local, a partir do fortalecimento dos circuitos curtos de comercialização de produtos da agricultura familiar e que tem impacto direto na renda das famílias”. 

O Governo do Estado apoia 25 grupos produtivos de mulheres em comunidades rurais dos territórios de Identidade Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe, e há previsão para criação de novos coletivos. O trabalho realizado junto ao Grupo Sabor Natural da Grota contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Jacobina e da Cooperativa de Consultoria, Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopeser), entidade de Assessoramento Técnico Contínuo (ATC). 

O projeto Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). 

Secom BA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s