Sobradinho (BA): Prefeitura realiza programação do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Em mais uma ação alusiva ao Setembro Amarelo, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na manhã desta segunda-feira (20/09), mais uma atividade itinerante com o objetivo de alertar a população sobre o suicídio. O local escolhido desta vez foi a Praça dos Trabalhadores.

A ação contou com a presença de uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, músicoterapeuta, psicopedagoga, assistente social, enfermeira, além de três estagiários de psicologia. No local foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicose, plantão psicológico com terapeuta, realização de encaminhamentos psiquiátricos e informações e orientações sobre a prevenção ao suicídio.

“Hoje estamos aqui em mais um ato importante de valorização e defesa da vida. Estamos acampados em praça pública fazendo este chamamento aberto a toda comunidade para que escolha pela vida. Estamos aqui pra dizer que somente juntos podemos vencer a luta contra o suicídio”, disse a coordenadora do CAPS, Marlene Araújo Pereira.

Presente na mobilização, a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan, falou da importância do trabalho realizado pelos profissionais dos serviços de proteção básica no enfrentamento ao suicídio.

“Neste Setembro Amarelo estamos mobilizando toda a nossa rede integrada de atenção como CRAS, CREAS, CAPS e o PAIF, para disponibilizar a toda população profissionais qualificados em dar acolhimento a todas as pessoas que vem nos procurar. Sabemos que, depois do período da pandemia, muitas pessoas foram afetadas psicologicamente em virtude do isolamento social. Deste modo todos estes instrumentos estão à disposição das pessoas de forma gratuita para que possam cuidar de sua saúde mental e ter uma melhor qualidade de vida. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Prefeito Cleivynho Sampaio por ter essa sensibilidade em procurar investir nesses mecanismos que tanto ajudam as pessoas que mais precisam,” concluiu a secretária.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: