Sobradinho (BA): Após 18 meses com aulas remotas, estudantes do 5º e 9º anos retornam às salas de aula

Desde a última segunda-feira (20q09), os estudantes de 5º e 9º anos da rede municipal de ensino, em Sobradinho, retornaram às aulas presenciais. Divididos em dois grupos (alfa e beta), a fim de estabelecer um distanciamento social, os estudantes voltaram a frequentar as salas de aulas das escolas municipais.

As instituições escolares voltaram a abrir seus portões para receber os estudantes, após cerca de 18 meses desde o último dia de aula presencial, que ocorreu ainda no ano letivo de 2020, com o início da pandemia do novo coronavírus.

Por uma questão de segurança, a decisão de retomada das aulas presenciais de 2021, só foi tomada após publicação do Protocolo Pedagógico, documento elaborado pela a Secretaria de Educação de Sobradinho em articulação com o Comitê de Governança Intersetorial e Conselho Municipal de Educação, que autorizaram oficialmente a reabertura das escolas.

“Trabalhamos continuamente nesses quase dois anos para garantir a continuidade do direito de aprender para os alunos do Sistema Municipal de Educação. Nos preparamos muito para essa retomada das aulas presenciais, pois obviamente sabemos da importância do contato aluno e docente, e do ambiente escolar na vida dos nossos estudantes. Por isso, sinto-me esperançosa e otimista com este retorno que ocorre justamente no dia seguinte do centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação no Brasil, e mestre da amorosidade. É chegada a hora dos estudantes voltarem ao espaço escolar para a garantia de direitos, ” destacou a secretária de educação, Ducilene Kestering.

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, “o retorno das aulas nas instituições municipais de ensino fundamental é resultado de estudos, pesquisas, escutas e muito planejamento. Diferentes passos como a escuta aos pais, professores, conselheiros, e comitês, bem como a realização de vistoria dos ambientes escolares pela vigilância sanitária, foram assegurados na trajetória deste planejamento”.

A gestora pediu a colaboração de toda comunidade escolar no cumprimento dos protocolos de segurança. “Tudo foi feito com o objetivo de que essa retomada das aulas semipresenciais/presenciais acontecesse da maneira mais segura possível, tanto para os estudantes quanto para os trabalhadores da educação que juntos somam esforços para o sucesso da ação. Esperamos contar com o apoio das famílias e dos próprios estudantes no cumprimento às regras sanitárias e pedagógicas. Afinal, sabemos que muitos desafios virão e somente juntos conseguiremos seguir em frente. Peço a Deus que nos abençoe”, concluiu Ducilene Kestering.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s