Sobradinho (BA): Município participa da abertura da Feira Regional do Artesanato da Bahia

Nesta sexta-feira (24/09), o secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Sobradinho, Patrick de Lima Carvalho, participou da abertura da Feira Regional do Artesanato, promovida pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), na Casa do Artesão, em Juazeiro.

O evento, que segue até amanhã (25/09), reuniu artesãos, artesãs, e representantes do setor cultural do Território do Sertão do São Francisco.
A Feira têm por objetivo contribuir para uma progressiva retomada econômica no estado, gerando oportunidades de trabalho e renda para o segmento artesanal, por meio da criação de um fluxo de vendas, da aproximação entre artesãs, artesãos, gestores e público em geral visando o fortalecimento do artesanato baiano, segundo a SETRE.


Representando o município de Sobradinho, Patrick de Lima Carvalho falou sobre a importância do incentivo e da valorização do trabalho do artesão.
“Foi muito produtivo este encontro, pois estimular o resgate das vocações regionais leva à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da capacitação das organizações e de seus artesãos para a sociedade de mercado, onde o padrão de qualidade e a capacidade de produção são alguns dos fatores que determinam a aceitação deste produto para o consumidor. A Associação das Artesãs Lírios do Vale é um exemplo onde uma iniciativa empreendedora, aliada à gestão municipal, pode estimular mais projetos dessa natureza. Portanto, o artesanato é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda, merecendo uma política de desenvolvimento sustentável voltada para o setor e associada a projetos sociais e de desenvolvimento turístico,” disse o secretário

Feiras

A realização das Feiras Regionais de Artesanato da Bahia, foi iniciada em 20 de agosto e seguirá até 03 de Outubro, em 7 municípios baianos representantes dos 27 territórios de identidade do estado, em consonância com todas as instruções sanitárias sob regras de higiene e distanciamento necessárias em relação a COVID19.

Na abertura da primeira edição itinerante da Feira de Artesanato da Bahia foi realizada uma apresentação das políticas públicas para o artesanato baiano, compreendendo e adaptando às novas condições impostas pelo contexto pandêmico.

Durante a feira, o visitante está tendo a oportunidade de conhecer a origem das técnicas utilizadas pelos criadores que destacam a identidade regional do artesanato, quando poderão adquirir os produtos apresentados diretamente pelos artesãos, além de dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos nos diversos estandes representados pelo artesanato local, do polo territorial e de cidades vizinhas.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s