Juazeiro (BA): Prefeitura recadastra comércio ambulante no centro da cidade

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), iniciará o recadastramento de vendedores ambulantes que trabalham principalmente no centro da cidade. O objetivo da ação é fazer um levantamento da quantidade de ambulantes existentes no município e ao mesmo tempo atualizar o banco de dados do setor para subsidiar o planejamento de políticas públicas relacionadas ao ordenamento urbano da cidade. Juazeiro possui aproximadamente 200 ambulantes cadastrados. Mas de acordo com a Semaurb, atualmente em torno de 100 não possuem nenhum cadastro no município.

“Esse trabalho vai assegurar questões essenciais, como acessibilidade e melhorias de condições de trabalho para a categoria. Reforçaremos o diálogo com esses trabalhadores para disciplinar a atividade, garantindo questões essenciais para a população, como mobilidade, levando em consideração as normas estabelecidas no Código de Posturas do município. A ação possui ainda um viés educativo, no sentido de orientar os trabalhadores sobre questões ligadas à limpeza, segurança e ordenamento do comércio”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Rubens Torres.

Recadastramento

A partir desta semana, fiscais da Semaurb realizarão blitz na área bancária e imediações do Paço Municipal, nos calçadões da Rua Conselheiro Saraiva e Travessa Benjamim Constant e na Praça da Misericórdia. Eles irão orientar os vendedores ambulantes a procurarem a secretaria para atualizarem o cadastro.

“Os ambulantes que já possuem inscrição na Prefeitura deverão procurar a Semaurb para atualizar o cadastro e renovar o alvará de uso do solo. Aqueles que ainda não são cadastrados, não poderão continuar trabalhando irregularmente, também deverão procurar a secretaria para regularizar a situação e ver onde eles poderão ser realocados”, explicou o Superintendente de Ordenamento Urbano, Ubirajara Bastos.

Ordenamento Urbano

Para melhorar a mobilidade nos calçadões e praças da área central, a Semaurb em parceria com outras secretarias, planeja realocar os vendedores ambulantes de acordo com o tipo de mercadoria comercializada.

“Por questões sanitárias, os vendedores ambulantes de frutas e verduras não poderão ficar nas ruas. Nós firmamos uma parceria com a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) e eles serão orientados a procurar o escritório da AMA, que fica no Camelódromo, e a partir daí eles serão realocados para espaços próprios, como o mercado municipal e a feira livre. Já os ambulantes que vendem outros tipos de mercadorias, estamos estudando outras áreas onde eles possam ficar”, declarou Ubirajara Bastos.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: