Sobradinho (BA): “Não existe nada de alarmante”, diz secretária de Saúde ressaltando que o município é um dos que mais testa na Bahia e gestora pede que comunidade cumpra medidas sanitárias

Nos últimos dias, houve um significativo aumento no número de novos casos da covid-19 no município de Sobradinho, uma realidade que também se verifica em outras cidades da região do São Francisco, inclusive nas cidades polo de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Também se registra um aumento no número de internamentos e taxa de ocupação de leitos de UTI Covid.

O Prefeito de Sobradinho se antecipou na adoção de novas medidas restritivas, como forma de tentar conter a propagação do vírus e proteger a população.Nesta quinta-feira (28/10), em novo decreto, a Prefeitura de Sobradinho, entre outras medidas proibiu o funcionamento de academias, bares e restaurantes durante o feriadão, além de suspender os eventos esportivos e festivos.. A gestão municipal considerou que as restrições vigentes, anteriormente, não estavam sendo suficientes para frear a curva crescente de novos infectados. No entanto, a Secretaria de Saúde ressalta que o município realiza um monitoramento diário dos casos, e se destaca em toda região, na testagem da população. Os números de casos registrados são reflexo do número de pessoas testadas, o que garante uma segurança no acompanhamento da pandemia no município. 

“Não se assustem com esta realidade, pois o nosso município está muito bem monitorado, também pela Secretaria de Saúde do Estado. Não existe nada de alarmante. O município de Sobradinho se destaca na Bahia pela adoção dos protocolos, sendo considerada como uma das cidades que, proporcionalmente, mais realiza testes da covid-19 em todo estado”, esclareceu a Secretária Maysa Sanjuan.

Com uma população de mais de 23 mil e duzentos habitantes, Sobradinho já realizou, desde o início da pandemia,  6.816 testes, entre os testes rápidos e os que são feitos pelo LACEN- Laboratório Central, em Salvador.

” As Unidades Básicas de Saúde do município vem realizando, diariamente, testes em 40 pessoas, em média. Isso nos dá segurança no acompanhamento da realidade da pandemia no município. Diferente de outras cidades que não vem realizando a testagem de forma mais efetiva, o que pode não revelar números fidedignos. Nós já ultrapassamos o índice de testagem da Bahia e do Brasil. Sabemos de alguns municípios, por exemplo, com cerca de 70 mil habitantes que não chegaram a 4000 mil testes, o que não garante uma fidedignidade no número de casos ativos. Nós somos acompanhados pelo Núcleo Regional de Saúde Norte, que reconhece o investimento que é feito por Sobradinho em testagem da população. A equipe do Núcleo nos monitora, de perto, e enaltece o trabalho de enfrentamento à pandemia que o município de Sobradinho tem realizado”, informou Maysa Sanjuan.

No entanto, a Secretária de Saúde ressalta que, apesar da afirmação de que não há motivo para alarme, a população deve obedecer as novas medidas restritivas e manter todas as medidas sanitárias.

“O distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização das mãos, o cumprimento das medidas restritivas devem ser seguidos à risca por toda população. Nossas equipes de saúde estão trabalhando intensamente para controlar esta realidade, a gestão municipal não tem poupado investimentos no enfrentamento da pandemia, mas sem a colaboração da comunidade, qualquer trabalho fica fragilizado. Precisamos da adesão firme da população de Sobradinho para vencermos essa pandemia”, concluiu a secretária.

Dados

Nesta sexta-feira (29/10), de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, Sobradinho registrou 32 novos casos da covid-19, e 15 curas clínicas. Com a recente atualização, o município contabiliza um total de 1.907 casos confirmados; 1.658 pacientes curados, 198 casos ativos e 51 óbitos. Foram realizados, desde o início da pandemia, 6.816 testes,  entre os testes rápidos e os que são feitos pelo Laboratório Central (Lacen). Até esta sexta-feira (29/10), a ala 2 do Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, possui um paciente internado. 

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: