Sobradinho (BA): Projeto “Partiu! #Testagem nas Escolas” chega às escolas da rede pública do município

A Prefeitura de Sobradinho, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, está realizando testagens rápidas nas escolas da rede pública de ensino através do Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas, que tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.

A ação teve início nesta terça-feira (16/11) no Centro Educacional de Sobradinho – CES, e tem como público alvo estudantes e funcionários de escolas públicas estaduais e municipais do estado da Bahia, que estejam participando das atividades presenciais.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Simone Freire, na eventualidade de resultados positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários estão sendo implementados de forma integrada entre os setores de saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos. Com o resultado em cerca de 3 dias, o teste faz a detecção da doença em sua fase aguda.

Presente na ação, o Coordenador Regional de Saúde, Dr. Pedro Alcântara, falou sobre a importância do projeto. “O projeto representa uma agenda intersetorial positiva, entendida como garantia adicional de que as escolas podem reabrir e permanecer abertas, com segurança para toda a comunidade escolar. A realização de ciclos de testagem possibilitará o monitoramento do cenário epidemiológico da COVID-19 nas unidades escolares pelo Governo do Estado,” destacou o coordenador.

A Secretária de Saúde de Sobradinho, Maysa Sanjuan, chamou atenção das famílias no enfrentamento a pandemia e reforçou a importância de se manter os cuidados sanitários.

“Pensando na retomada das aulas presenciais de forma mais segura o Prefeito Cleivynho Sampaio vem empreendendo esforços para intensificar o enfrentamento contra o coronavírus também nas unidades de ensino do nosso município. Para além do rastreamento dos casos assintomáticos, cada escola deve implementar uma estratégia padrão de rastreamento diário a partir de uma lista de sintomas, embasadas nos critérios clínicos. O engajamento das famílias é fundamental, pois devem se comprometer a não levar o estudante para a escola caso se apresente com sintomas gripais, além de procurar atendimento nas unidade de saúde. O uso de máscaras, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos são as medidas básicas para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade escolar”, ressaltou a secretária.

A ação também será realizada na próxima quinta-feira (18/11) na Colégio Estadual Vila São Joaquim.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: