Sobradinho (BA): Prefeitura discute certificação do Selo UNICEF, edição 2021-2024, com representantes de setores da comunidade

Em busca de garantir e defender os direitos de crianças e adolescentes de Sobradinho, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última sexta-feira (19/11), o 1º encontro para constituição da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, com representações de instituições para a consolidação da equipe intersetorial que estará à frente do processo de certificação pela UNICEF, edição 2021-2024.

O encontro, realizado no Auditório da UAB Polo/Sobradinho, contou com a presença de representatividades da Secretaria de Educação, da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e de Turismo, Cultura e Esportes, do poder judiciário, Polícia Militar, Associação de Estudantes de Sobradinho, além de instituições escolares municipais e estaduais.

Também participaram da ação, membros de diferentes entidades de defesa da criança e do adolescente, como CREAS e CRAS, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), das Pastorais da Igrejas Católica e representantes da Igreja Batista.

“Trata-se de um momento histórico, uma vez que estamos unindo representatividades que lidam na defesa de direitos das crianças e adolescentes. Essa rede passa a ser tecida com mais unidade e fio resistente a partir dessa união fortalecida pelo pacto firmado. O Selo UNICEF visa promover os direitos de crianças e adolescentes e contribuirá para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ( ODS), disse a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.

Sobradinho aderiu ao Selo UNICEF nesse ciclo, estando entre as mais de 2 mil cidades do Brasil que confirmaram participação na edição 2021-2024 do Selo UNICEF. “Nosso objetivo com a certificação, é garantir a qualidade do trabalho de atendimento aos direitos dos meninos e meninas. Ao caminharmos em rede, buscando a vitória do selo, tem-se a certeza de que estaremos cumprindo a missão de todos que compõem as instituições inseridas na comunidade de Sobradinho. Além disso, evidencia-se pelo selo que estamos no caminho certo”, explicou a gestora.

“Em nosso município temos um número grande de famílias em situação de vulnerabilidade social, e o Prefeito Cleivynho Sampaio, sensível às necessidades de nossa comunidade, tem se esforçado muito e nos orientado a trabalhar o tempo presente de nossas crianças e adolescentes que, após a pandemia do novo coronavírus, foram destituídos do direito básico de escolarização dentro dos espaços físicos das escolas, locais onde o desenvolvimento físico, econômico, político, cultural e social é meta. Vive-se nas escolas um quadro de evasão escolar preocupante, apesar dos gestores escolares otimizarem o Busca Ativa diariamente. Faz-se necessário reverter esses dados de evasão urgentemente, pois os prejuízos são grandes e as desigualdades sociais aumentam assustadoramente. O lugar mais seguro hoje, diante da adequação feita atendendo os protocolos sanitários, é na Escola,” conclui Ducilene.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: