Sobradinho (BA): Prefeitura realiza Oficina de Construção do Plano Municipal de Saúde

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (26/11), no Plenário da Câmara de Vereadores, a Oficina de Construção do Plano Municipal de Saúde, com o objetivo de definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento dos mecanismos de saúde e da participação social na perspectiva da plena garantia da implementação de melhorias no sistema de saúde.

Na solenidade de abertura, o Chefe de Gabinete, Joselito Macedo, representando o Prefeito Cleivynho Sampaio, falou sobre a importância da participação da comunidade e destacou os avanços do setor nos últimos anos.

“Este evento além de oportunizar a participação da sociedade, contribui para o aprimoramento da atuação do gestor na formulação das políticas públicas voltadas à saúde. É importante frisar que, desde a gestão do ex-prefeito Luiz Vicente Berti que Sobradinho vem avançando nesta área. A população pôde acompanhar a ampliação à atenção primária com o pleno funcionamento das UBS’s, a garantia da assistência de medicamentos, a ampliação da frota de ambulâncias, atendimentos odontológicos na sede e no interior, o fortalecimento dos centros de assistência psicossociais, a construção do hospital municipal com o oferecimento de serviços de média e alta complexidade, dentre outros avanços no setor. E nestes 11 meses de gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio, estamos testemunhando a consolidação dessas conquistas que tanto vem melhorando a qualidade de vida da nossa população. Portanto, esta conferência é um importante instrumento de aperfeiçoamento e fortalecimento da gestão municipal do SUS,” destacou o Chefe de Gabinete.

A oficina foi divida em 5 diretrizes: o fortalecimento da rede de Atenção à Saúde, o aprimoramento da vigilância em saúde, garantia da assistência farmacêutica no âmbito do SUS, aprimoramento da atuação do gestor municipal do SUS, especialmente por meio da formulação de políticas públicas e participação da sociedade e controle social.

A Consultora de Saúde do município, Joselma Alves, apresentou as propostas e diretrizes voltadas para a rede municipal de saúde, utilizando como base avaliativa as informações obtidas através consulta pública online, onde a população pode apontar suas necessidades e sugestões.

A Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan, fez uma avaliação do evento e agradeceu o empenho de toda equipe de profissionais da SMS. “Estou muito feliz com o resultado dos trabalhos realizados, pois esta oficina é um importante instrumento para a condução das políticas públicas de saúde do nosso município. A discussão das propostas nos permitiu identificar os pontos positivos e as fragilidades do sistema. Com a experiência que temos na construção de planos para quadriênios anteriores, adquirimos mais segurança para avançar no deste período. A consulta pública online, foi muito importante, pois permitiu que pudéssemos avaliar de forma mais profunda as questões de relevância para os usuários do sistema. Agradeço ao Prefeito Cleivynho Sampaio por ter depositado na nossa equipe, toda confiança de cuidar de um setor tão sensível. Também agradeço a todas as pessoas que participaram deste evento e a todos os nossos colaboradores da área da saúde, que atuam com coragem e dedicação na missão de cuidar das pessoas da nossa comunidade,” concluiu a secretária.

Também participaram do evento, os vereadores Gabriel Lustosa e Beto Galego.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: