Sobradinho (BA): Prefeitura inaugura Centro de Atendimento Municipal ao Transtorno do Espectro Autista- CAMTEA

“Hoje é um dia memorável para todas as mães que tem filhos autistas. A nossa luta começou com apenas três mães e hoje contamos com mais de trinta, que depois de muitas dificuldades enfrentadas, finalmente o nosso sonho está sendo realizado nesse lugar. Agradeço de coração ao Prefeito Cleivynho Sampaio por ter atendido um pedido tão urgente para as crianças autistas da nossa cidade,” agradeceu Francinete da Silva Moura, representante das mães autistas de Sobradinho pela implantação do Centro de Atendimento Municipal ao Transtorno do Espectro Autista- CAMTEA.

A inauguração do CAMTEA aconteceu nesta terça-feira (14/12), em meio a entrega do “Natal de Luz” de Sobradinho, e inaugurações de outros equipamentos públicos.


O centro, uma ação da gestão municipal, através da Secretaria de Saúde, visa melhorar a qualidade de vida da pessoa autista, garantindo acolhimento e assistência integral a este público.

“Será um espaço multiprofissional que contribuirá para efetiva proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista. O CAMTEA surgiu da busca de mães pelo tratamento dos seus filhos e tem o objetivo de ajudar a introduzir de forma multisetorial atividades que contribuam para manter e melhorar as habilidades para que as pessoas com autismo, possam chegar à independência através da oferta de serviços de saúde com os diversos profissionais a exemplo de psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicopedagogos, dentre outros. O CAMTEA busca fortalecer uma rede integrada de atendimento a exemplo das escolas municipais, CAPS e encaminhamentos para a rede de referência com maiores complexidades,” explicou a Secretaria de Saúde, Maysa Sanjuan.

O CAMTEA foi concebido dentro de uma lógica de humanização, criando-se um espaço acolhedor com brinquedos educativos, equipamentos para melhorar a função motora, materiais pedagógicos, áreas gramadas para fomentar o estímulo sensorial, como forma de retroalimentar os contatos sociais, a interação social e o comportamento.

“É um momento de muita emoção fazer parte da concretização de um grande sonho para muitas mães de filhos autistas da nossa cidade. Este centro foi construído através da luta de muitas mães em busca de um atendimento a altura da necessidade de seus filhos. Deste modo, esta conquista simboliza um compromisso da nossa gestão às crianças autistas da nossa cidade. Agradeço ao trabalho do Secretário de Infraestrutura Luciano Berti, que mobilizou os seus colaboradores que capricharam na estrutura do espaço, também agradeço a dedicação da Secretária de Saúde Maysa Sanjuan, que com sua sensibilidade se uniu às mães de filhos autistas da nossa Sobradinho, na missão de dedicar a essas crianças este espaço que oferecerá acolhimento e inclusão, ” disse o prefeito Cleivynho Sampaio.

Compareceram ao evento representando os vereadores, o presidente do poder legislativo, Gabriel Gomes de Farias; a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan; o Secretário da SIESP, Luciano Berti; o Secretario da SEADS, Social Paulo Macedo; a Secretária de Educação, Ducilene Kestering; o Chefe de Gabinete, Joselito Macedo; o secretário da SEFAZ Luiz Nery Junior; a representante do CREAS, Naiara Almeida Campos; a Coordenadora do CRAS, Celia Perdiz; o Secretário da SETUC, Patrick de Lima Carvalho; os ex prefeitos Luiz Berti e Genilson Silva; o presidente da CDL, Paulo Ferreira e representantes de entidades da sociedade civil organizada.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: