Sobradinho (BA): Prefeitura faz balanço e destaca as principais ações da Educação em 2021

Dando continuidade ao plano de ação do projeto ‘Nenhum a menos, Todos Conectados’, os estudantes da rede municipal de ensino tiveram seu direito de acesso à educação garantido durante todo o ano de 2021. Através da distribuição dos Kits Pedagógicos ou das aulas virtuais na Plataforma Tatauí-BA, as crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas instituições educacionais do município vivenciaram completamente as 800 horas exigidas pela lei 14.040.

“Para a educação, os dois últimos anos foram de grandes desafios, e em 2021, especificamente, enfrentou-se incertezas, porém, ressignificamos, verdadeiramente, o sentido do trabalho com mais entrega e amorosidade, características peculiares de todos os profissionais que fazem a educação, tanto no momento do ensino remoto, quanto na fase de reabertura das escolas. Muito mais que todos os problemas e dificuldades enfrentados nesse ano atípico, é importante perceber que conseguimos garantir o direito de nossos estudantes de terem acesso a uma educação pública mais humanizada. O ano letivo de 2021 chegou ao efetivo fechamento com 800 horas de muita dignidade e esforços coletivos da família, escola e gestão. Para o próximo ano quero contar com o apoio das famílias para incentivarem e matricularem as crianças em idade escolar e jovens, que devem retornar para garantir um futuro justo e verdadeiro em suas vidas. Lembrem, o futuro é hoje e vocês são o melhor para Sobradinho! A educação encerra suas atividades de forma assertiva, forte, focada, e humanizada. Por isso, celebra as grandes conquistas coletivas ”, afirmou Ducilene Kestering, Secretária de Educação.

Devido aos grandes desafios das aulas remotas, e com o objetivo de auxiliar os estudantes com mais dificuldade, a Secretaria de Educação lançou em 2021 o Programa “Avançar na Aprendizagem”, que ofereceu acompanhamento escolar em domicílio aos alunos que não tinham acesso à internet. Além das aulas remotas e híbridas os estudantes do Sistema Municipal de Educação também tiveram acesso à merenda de qualidade e quantidade, tanto na escola, quanto em casa, através dos Kits de Alimentação Escola em Casa. Foram centenas de quilos de alimentos distribuídos entre os meses de fevereiro a dezembro de 2021.

Para apoiar a execução do trabalho dos professores, o município propiciou a entrega de 250 notebooks para os docentes regentes de sala de aula, adquiridos a partir de um investimento de quase um milhão de reais. Realizou formações continuadas para gestores e demais profissionais da educação; aderiu a programas e projetos federais e estaduais, além de ter implantado o Comitê Intersetorial do Selo Unicef e Nuca, em parceria com a Setuc, Saúde, Social e instituições civis para a aquisição do selo.

Políticas públicas educacionais, a exemplo da “Praça da Ciência” foram implantadas na rede através de investimentos de relevância como os do Programa Aprova Brasil, no valor de cerca de 800 mil reais para a aquisição de livros de Português e Matemática; a aquisição do caminhão frigorífico para transportar as merendas das escolas e de freezers para o armazenamento dos frios nas escolas; implantação de internet em todas as comunidades rurais e a climatização das salas de aula da Escola Geraldo Silva e CELEM.

Implantou-se a Praça da Ciência, que será inaugurada em fevereiro de 2022, salário em dia, reajuste salarial ao professor com correção da inflação, pagamento do piso ao professor efetivo, liberação de licenças prêmio, implantação da Reserva Técnica para os professores da Educação Infantil e fundamental I, reajuste do salário repondo a inflação, deferimento de promoções e gratificação por titulação, reestruturação dos conselhos escolares, aquisição de máquinas de xerox para todas as escolas, aquisição de notebooks para todas as unidades escolares, realização do Programa Formação pela Escola, realização de encontros formativos e formações pelo FNDE e Undime-BA.

Além disso, fez-se a reconstrução do pavilhão da Gestão Compartilhada para acolher a Escola Municipal Maria Ribeiro, utilizando recursos próprios. Fez-se a manutenção e desenvolvimento de todas as escolas do município, adaptando-as às recomendações sanitárias.

Após seu primeiro ano de governo, o Prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio, celebrou os avanços e comemorou o desenvolvimento da educação no município.

“Ao assumir a gestão municipal, também assumi um compromisso pessoal de trabalhar pelo desenvolvimento da educação pública em Sobradinho. Por isso, investimos na educação, e após esse primeiro ano de governo fico muito satisfeito e agradecido a Deus por estarmos trilhando o caminho do sucesso. Continuaremos trabalhando dentro das nossas possibilidades para fazer com que através do acesso à educação nossas crianças e jovens possam se desenvolver. Quero aqui reconhecer e agradecer a toda equipe da SME, através da nossa gestora Dulcilene, que tão brilhantemente conduz o processo educacional no nosso município”, concluiu o gestor municipal.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: