Sobradinho (BA): Secretário de Agricultura e Meio Ambiente faz balanço e avaliação da pasta em 2021

Ao longo de 2021, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho promoveu diversas ações de incremento e melhorias para a produção agropecuária do município, viabilizando projetos que ajudaram as famílias e comunidades a incrementar seus sistemas de produção.

As principais ações da Secretaria aconteceram no tocante ao abastecimento, por meio da manutenção dos sistemas de irrigação, aquisição de equipamentos e parcerias para implementação de vários projetos.

O secretário da pasta, Jarques Canturil, elencou algumas dessas ações transformadas em conquistas e melhoria das condições de vida das famílias do campo.

“Conquistamos um aporte de cerda de 70 mil, junto à Defesa Civil do Governo do Estado, para fortalecer as ações dos carros pipas que levam água para o interior atendendo mais de mil famílias, percorrendo uma média 12 mil km por mês assegurando o abastecimento de água potável para mais de 950 localidades”, informou Canturil .

De acordo com o gestor, o município de Sobradinho celebrou convênio com o Pró-Semiárido, junto a CAR\SDR do Governo do Estado, iniciando a implementação de projetos de melhoramento da produção agropecuária nas comunidades de Sangradouro, Correnteza e Lagoa Grande.

Canturil destacou também os frutos da parceria com o deputado Mário Negromonte Junior na aquisição de 2 conjuntos de eletrobombas para o sequeiro, e aquisição de Adutora de água bruta para Comunidade de Santa Bárbara.

“ Em parceria com o pequeno produtor rural, asseguramos centenas de benefícios do Garantia Safra em todo o município e ainda a implementação do Programa de Mecanização Rural:(PROMER), Programa do Governo do Estado voltado para limpeza de aguadas e preparação de solo. Através de uma parceria com a Chesf, Embrapa e Prefeitura, iniciamos o Projeto Sobradinho para o fortalecimento das cadeias produtivas existentes em diferentes áreas do município e o programa Agro Legal para a emissão de documentos que dão acesso às linhas de crédito do Pronaf voltadas para agricultores familiares,” disse Canturil.

O secretário também resgatou as ações que garantem a posse da terra, com destaque para o Programa Titula Brasil do Governo Federal, em parceria com a prefeitura, para titular as áreas do INCRA e posse nas áreas federais.

“Destaco também o Projeto de Aquisição de Mudas para Agricultores Familiares, com módulos experimentares (Mudas de manga espada e rosa, umbu e maracujá do mato)”.

” Nem sempre os resultados chegam na hora que as comunidades mais precisam, porém com a luta e o empenho constante da nossa gestão, foi possível conquistar muito e outros ganhos já despontam como realidade para 2022. Assim, iremos celebrar mais melhorias para as famílias e produtores rurais do nosso município, porque o apoio do Prefeito Cleivynho às ações da Seama, tem sido decisivo nessas conquistas para Sobradinho”, avaliou Canturil.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: