Sobradinho (BA): Confira balanço com principais ações da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em 2021

Em 2021, Sobradinho comemorou avanços nas políticas assistenciais, levando ações para as pessoas em maior vulnerabilidade social e ampliando o atendimento às famílias cadastradas nos programas sociais.

No encerramento do primeiro ano da administração do Prefeito Cleivynho Sampaio, o gestor da pasta, Paulo Macedo, avaliou os serviços ofertados à população.

Macedo destacou o maior programa social da história de Sobradinho, o Programa do Leite, que atende a mais de 700 famílias da sede e interior. Em 2021, através de uma reformulação na lei que regulamenta o programa, gestantes foram incluídas no grupo de beneficiários.

“Esse ano foi muito emblemático, por causa da pandemia e de toda a pressão causada por ela. No entanto são muitos destaques positivos no ano de 2021. Nós ampliamos o acesso aos benefícios eventuais como Aluguel Social, Benefício Alimentação para famílias carentes, Assistência Funerária, Benefícios de passagens para pessoas de baixa renda dentre outras ações. Apesar do momento delicado, a gestão do prefeito Cleivynho Sampaio obteve avanços significativos na área social. Portanto, vamos continuar executando e aperfeiçoando os programas para a redução das vulnerabilidades e garantir direitos, combatendo com medidas firmes o desemprego e da pobreza. Temos uma equipe comprometida e competente, e juntos vamos avançar muito mais” destacou o secretário.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ação referenciada pelo CRAS, que visa proporcionar a integração, socialização e promover a autoestima, através de atividades culturais, de lazer e ações socioeducativas. realiza atendimento a mais de 200 crianças, que são assistidas com música, teatro e atividades recreativas.

No Centro do Idoso são realizados atendimentos a mais de 200 idosos com uma equipe de profissionais qualificados, promovendo o bem-estar físico, mental e social do público da terceira idade.

O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) foi fortalecido e oferta serviços especializados e continuados para famílias e indivíduos em diversas situações de violação de direitos. O Creas atende crianças e adolescentes vítimas de abuso, violência sexual e familiar, ou em qualquer situação de risco e vulnerabilidade. Além do atendimento à mulher em situação de violência, idosos com seus direitos violados, e pessoas em situação de rua.

O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, em Sobradinho atende a mais de 200 famílias cadastradas na modalidade de Compra Direta, onde foram investidos mais de 80 mil reais com compras de produtos oriundos da agricultura familiar, fornecendo para famílias carentes (Parceria PMS/Estado/ Governo Federal). Além da aquisição de um caminhão para a execução do programa no município.

O balanço também destacou importantes parceiros, como organizações da Sociedade Civil: Legião de Boa Vontade, SAJUC, APAE e Abrigo Pedras Preciosas, que vem fortalecendo os serviços de Proteção Social Especial.

O Prefeito Cleivynho Sampaio demonstrou satisfação com as ações desenvolvidas pelas SEADS.

“A construção da Política Pública da Assistência Social é um grande desafio. No entanto, neste ano demos continuidade às ações iniciadas no governo de Luiz Vicente Berti, bem como foram ampliados os serviços, buscando a realização de ações conjuntas e a capacitação da rede socioassistencial, visando à otimização de recursos financeiros e humanos. Assim, acreditamos estar construindo um cenário de proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos”, finalizou o Prefeito Cleivynho Sampaio.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: