Juazeiro (BA): Vereador Renato Brandão acompanha grupo para apresentação de projeto “Escolas sustentáveis” na rede de ensino

Nessa segunda-feira (10/01), o vereador Renato Brandão acompanhou a Chef de cozinha, Poliana Santana e os professores, Cleber de Jesus e Alex Fonseca para apresentação do projeto BAIA ( Banco de Aproveitamento Integral dos Alimentos) “Escolas sustentáveis”, onde na oportunidade foi exposto para a secretária de educação, Normeide Carvalho e para a superintendente em Educação, Willany Cunha.

Pensando no potencial dos produtos agrícolas da cidade de Juazeiro, que deve ser melhor aproveitado, trataram sobre a implantação do Banco de Aproveitamento Integral dos Alimentos e a Utilização das Plantas Alimentares Não Convencionais (PANC) como alimentação sustentável.

“O projeto Banco de Aproveitamento Integral dos Alimentos (BAIA) surge num momento de extrema necessidade em torno das discussões sobre economia e alimentação, sobretudo daqueles mais carentes, pois, durante a pandemia de Covid-19, a desigualdade social, a pobreza e a fome castigaram ainda mais as famílias nas diversas regiões do país. No âmbito educacional, este projeto oferece a oportunidade da capacitação de coordenadores, professores, merendeiras, etc, pois sua aplicação oferece um leque de possibilidades a serem desenvolvidas em sala de aula, juntamente com toda a comunidade escolar”, pontuou Alex Fonseca, Coordenador pedagógico.

Segundo Poliana Santana, o aproveitamento integral dos alimentos e utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANC), eleva o valor nutricional da merenda escolar, forma o paladar infantil e consequentemente leva essa mudança para dentro dos lares.

Apenas através da educação, podemos combater a cultura do desperdício tão latente na nossa região e reduzir significativamente as taxas de insegurança alimentar.

Nós, do projeto BAIA, agradecemos à Secretária de Educação Normeide, por receber essa proposta com braços abertos e ao Vereador Renato Brandão, por acreditar nesse projeto e pelo seu empenho em fazer desse sonho uma realidade.

Renato Brandão comentou o encontro e a importância sobre o aproveitamento integral dos alimentos. “ É de suma importância discutir sobre a sustentabilidade alimentar no nosso país, levando em consideração que estamos em uma das regiões mais produtivas e que também convive com o desperdício, além de apresentar uma quebra de paradigma com a utilização de plantas alimentícias não convencionais (PANC) para introdução alimentar, iniciando pelas crianças, para que haja uma mudança de cultura.

Ascom Vereador Renato Brandão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: