Sobradinho (BA): Cidade moça, bela, comemora 33 anos de história, lutas e conquistas!

Sobradinho, distante 464 quilômetros da capital baiana, situada no Vale do São Francisco , faz limite com os municípios de Juazeiro, Petrolina e Casa Nova, tem uma população de mais de vinte e dois mil habitantes.

A cidade nasceu de um acampamento de trabalhadores e trabalhadoras que vieram para a região com a missão de construir a barragem de Sobradinho. Concluída uma das maiores obras de engenharia do Brasil, muitas famílias decidiram adotar o lugar e fixaram moradia no então distrito de Juazeiro, criando vínculos, identidade e memória.

Sob as mãos fortes da CHESF- Companhia Hidroelétrica do São Francisco, Sobradinho foi se desenvolvendo até ser elevada a categoria de cidade, conquistando sua emancipação política, em 24 de fevereiro.

De “terra da barragem” à “Cidade luz”, são 33 anos de emancipação política e uma marca forte no desenvolvimento do país, gerando energia, progresso e orgulho ao seu povo.

Cidade acolhedora, planejada, de gente forte e hospitaleira

Em Sobradinho está o maior lago artificial do mundo em espelho d agua, com uma área de mais de quatro mil metros quadrados. Ideal para a prática de esportes náuticos, pesca e passeios pelo Rio São Francisco. A Barragem de Sobradinho é a maior atração turística da cidade. A eclusa, um espetáculo impressionante que atrai turistas do mundo inteiro deslumbrados com a grandiosidade do Velho Chico. Com 120 metros de comprimento e 17 de largura,a eclusa permite as embarcações vencerem um desnível de 32 metros, engenharia da Chesf- Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

Sobradinho tem um forte potencial turístico. Além da visitação à barragem, os turistas podem fazer passeios pela paradisíaca Ilha da Fantasia, Balneário do Chico Periquito, Porto Juacema, sítios arqueológicos, de riqueza histórica, com pinturas rupestres, inscrições dos índios Tamoquins, uma conexão com nossa ancestralidade.

Sobradinho tornou-se conhecida também como “Terra da Energia”, por produzir energia limpa, diversificando e descentralizando as fontes e buscando alternativas com produção solar, eólica e hídrica. O maior reservatório de água do Nordeste, o Lago de Sobradinho, foi escolhido pela grande oferta de sol e vento.

A economia do município gira em torno da psicultura, agricultura, caprino-ovinocultura e comércio.

Terra de encantos, lendas e história.

Fonte de inspiração. Cantada em prosa e verso.

Cidade moça, bela Sobradinho!

33 anos de história, lutas e conquistas!

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: