Juazeiro (BA): Vereador Dr. Salvador denuncia sucateamento do SAMU e cobra atitude da Prefeitura

O vereador Dr. Salvador Carvalho (PCdoB) denunciou esta semana, em pronunciamento na Câmara de Vereadores de Juazeiro, a situação de precariedade que assola o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Juazeiro.

Da tribuna o vereador, que é médico, fez um panorama da situação de descaso a que vem sendo submetido o SAMU, nesta regional Norte, que é coordenada por Juazeiro e atende a diversos municípios da região: “A regionalização impôs a Juazeiro coordenar o serviço do SAMU nesta região norte, mas infelizmente, por incompetência do governo municipal, há meses temos apenas duas ambulâncias funcionando e precariamente, quando portaria do Ministério da Saúde determina que a cada 50 mil habitantes deve ter uma ambulância à disposição da população”, denunciou.

De acordo com o Dr. Salvador, funcionários do SAMU, que tem medo de se expor, relatam que “as ambulâncias disponíveis estão em péssimo estado, o serviço completamente sucateado e muitos funcionários são obrigados a exercer diversas funções, o que é proibido por lei”.

Dr. Salvador cobrou uma posição da Secretaria de Saúde e da gestora Suzana Ramos, já que existem recursos para garantir a efetividade e a qualidade dos serviços, essenciais para a população: “O sucateamento do SAMU é visível e não dá mais para aceitar que a gestão culpe governos anteriores ou alegue falta de tempo, porque essa gestão já está governando a mais de um ano e deveria saber que esse serviço salva vidas e não pode esperar”, cobrou.

O vereador reforçou ainda a “necessidade obrigatória de disponibilizar ambulâncias SAMU semi UTI, uma para atender às demandas de Juazeiro e outra para atendimento de cidades da região, conforme determina a portaria em vigor”, finalizou.

Ascom Vereador Dr. Salvador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: