Sobradinho (BA): Prefeitura realiza mutirão de prevenção e combate à proliferação do Aedes Aegypti

Com o objetivo de conter a propagação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Endemias e Agentes de Saúde, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SIESP), está realizando um grande mutirão de prevenção e combate ao mosquito.

A ação teve início nesta segunda-feira (02/05), nas quadras S05, S07, S09, N12, e Portelinha, no Bairro São Joaquim, e percorrerá todas as quadras eliminando os focos do mosquito. As equipes estão recolhendo lixo e materiais que acumulam água de terrenos baldios e quintais de residências, além de realizarem visitas domiciliares.

As equipes que estão mobilizadas no mutirão também orientam os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e os perigos da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

“Essas doenças se confundem muito nos quadros iniciais, são quadros febris, sintomas genéricos. O importante é estar atento ao que está circulando em volta, para saber se é dengue, chikungunya ou Zica, e ficar atento também a qualquer sinal de febre alta. As pessoas que apresentarem sintomas devem procurar o atendimento em nossas Unidades Básicas de Saúde”, alertou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

A secretária afirmou ainda que a prefeitura tem promovido diversas capacitações de manejo clínico e diagnóstico das arboviroses aos profissionais que atuam na área de endemias, para conscientizar a população e avançar no controle dessas doenças.

“Essas capacitações visam fortalecer a vigilância e assim intensificar as medidas de controle e resposta frente ao aumento dos casos dessas doenças, incluindo a dengue,” informou a secretária.

O Prefeito Cleivynho Sampaio acompanhou o trabalho das equipes no primeiro dia do mutirão e falou sobre a importância da ação.

“Peço a colaboração da população, para que receba nossas equipes em suas casas, e assim os profissionais possam visitar os quintais e combaterem o mosquito causador de muitas doenças. A parceria da população neste momento é de grande importância. Precisamos reforçar os cuidados dentro de nossas casas. A prevenção é a melhor alternativa,” concluiu o prefeito.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue no Brasil cresceu 43,9% em 2022, e este aumento, segundo a InfoDengue da Fiocruz, pode ter sido efeito da redução de ações preventivas durante a pandemia de Covid-19, além de ser atribuído ao período chuvoso neste início de 2022, em grande parte dos municípios brasileiros.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: