Juazeiro (BA): Vereador Mitu do Sindicato aponta descaso da prefeita Suzana Ramos com agricultores que estão sendo prejudicados com a Lei da Impenhorabilidade de Propriedade Rural e Acesso ao Crédito

O vereador Mitu do Sindicato, durante a sessão da Câmara de Vereadores de Juazeiro desta semana, chamou atenção para um agravante no setor da agricultura do município que tem afetado os agricultores: a impenhorabilidade de propriedades rurais com área inferior a quatro módulos fiscais, essa decisão foi do Supremo Tribunal Federal (STF), e tem restringido o acesso ao crédito rural dos agricultores e agricultoras do Vale do São Francisco.

“Esta é uma problemática muito grande em nosso município e vai prejudicar todos os agricultores e agricultoras, principalmente os colonos, donos de pequenos lotes de terra. Muitos deles, tem como principal ferramenta penhorar a propriedade para conseguir financiamento agrícola, e utilizam desse meio para abater as dívidas decorrentes de sua atividade, e assim continuar produzindo”, explicou o vereador Mitu.

Mitu ainda destacou a importância desses agricultores obterem acesso ao crédito rural, pois é essencial para o crescimento e desenvolvimento da produção agrícola em nossa região.  “Aqui em Juazeiro, o produtor que tiver menos de 260 hectares não pode ter acesso ao financiamento do banco e nem pode dar outra propriedade como penhora. Me reunir junto com o Sindicato de Trabalhadores Rurais e o presidente do Sindicato dos Produtores, Joseval Barbosa, com representantes do Banco do Nordeste, liguei também para o deputado federal Daniel Almeida, precisamos nos movimentar para que chegue ao congresso, procurar resolver a situação do agricultor”, disse

Não sou da base da prefeita, mas estou disposto também a conversar, porém desde fevereiro o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro vem tentando audiência com a gestora do município para tratar desse assunto, e não temos nenhum retorno, parecendo total falta de interesse da parte dela. Precisamos entrar em contato com o INCRA, e tentar ver a questão dos módulos fiscais, o município precisa intervir, não é apenas a vontade do vereador. Devemos deixar a política de lado e nos atentar a demanda do povo.  Esse assunto sem sombra de dúvida, irá prejudicar todo Vale do São Francisco, ou o agricultor vai pagar o seu custeio; ou investe de novo na produção e dessa maneira não é viável para ele”, concluiu Mitu.

Ascom Vereador Mitu do Sindicato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: