Sobradinho (BA): Secretarias de Saúde e Educação desenvolvem ações do Programa Saúde na Escola

Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar no ambiente escolar, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde realizou na última sexta feira (13/05), na Creche Yeda Barradas Carneiro, atividades educativas em prol da saúde por meio do Programa Saúde na Escola.

O Programa Saúde na Escola (PSE), é desenvolvido através de uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Durante a ação foi realizado um momento de educação nutricional, o “Conhecendo os Alimentos”, com orientações  dirigidas às crianças sobre os alimentos saudáveis. O perfil nutricional é traçado pelo peso e altura das crianças.

Também foram realizadas atividades lúdicas com as crianças sobre o combate ao coronavírus, ressaltando a importância da higienização das mãos e uso de máscaras. No decorrer dos trabalhos, 39 crianças foram vacinadas contra a influenza, e os pais foram orientados sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação na UBS mais próxima de sua residência.

A secretária de Saúde Maysa Sanjuan explicou sobre os objetivos do programa.

“O Programa Saúde na Escola prioriza a integração e a articulação permanente de ações que ofereçam melhoria da qualidade de vida dos estudantes. Integram o PSE os seguintes componentes: Avaliar as condições de saúde dos menores atendidos pela escola pública, promover a saúde e as ações preventivas de doenças e de agravos à saúde, incentivar a educação continuada e a capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens, monitorar e avaliar a saúde dos estudantes e do programa. Portanto, creio que vamos atingir todas as etapas do programa, pois além de contarmos com excelentes profissionais em nossa rede de atenção básica, contamos com o compromisso do Prefeito Cleivynho Sampaio em promover a saúde e o bem-estar de nossa população,” concluiu a secretária.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: