Juazeiro (BA): Vereador Dr. Salvador cobra atenção à saúde da população em comunidades e residenciais

O vereador de Juazeiro, Dr. Salvador Carvalho, cobrou esta semana na tribuna da Câmara, uma maior atenção da gestão pública no município no que diz respeito à atenção básica na saúde, que, na opinião do parlamentar está muito abaixo do necessário para atender a população de muitos bairros periféricos de Juazeiro: “Quero solicitar, de forma muito cortês, que atual gestão, que se elegeu fazendo o compromisso de mudar a saúde de Juazeiro, tenha muito mais cuidado com a saúde da população”, cobrou.

O vereador, que também é médico e conhece bem o sistema, cobrou uma maior atenção da gestão à atenção básica: “Quero me atentar especificamente à atenção primária, porque lá é a porta de entrada das pessoas nos postos de saúde, lá é onde as pessoas podem ser recebidas pela atendente, pelo técnico enfermagem, os agentes de saúde fazem as visitas. Por conta da pandemia, o trabalho junto às famílias teve a necessidade de manter distanciamento, mas retornamos e me preocupa a falta de planejamento para essa demanda. Não estamos vendo planejamento para suprir essa necessidade”, declarou.

De acordo com o Dr. Salvador, é necessário discutir a valorização da atenção básica com todos os envolvidos, incluindo as comunidades: “Estou aqui para cobrar isso, cobrar uma maior atenção. Quando eu falo de valorização não é apenas manter o médico dentro da unidade básica de saúde, não é apenas manter a unidade básica aberta, mas é reestruturar as equipes de saúde da família”, cobrou.

O vereador destacou que tem visitado comunidades como João Paulo II, Parque Residencial, Antônio Guilhermino, Residenciais Juazeiro I, II e III,  Dr. Humberto,  São Francisco, Mairi, Brisa da Serra, Praia do Rodeadouro e na sua maioria não tem a estrutura adequada: “Eu entrei com alguns requerimentos, com algumas indicações e justamente nesse sentido venho visitando as comunidades da periferia, em especial os residenciais minha Casa, Minha Vida e a maioria deles não tem equipe de saúde da família. Alguém pode levar o médico, mas diferente de ter médico, tem que ter a equipe toda da saúde da família. De fato, temos médico em algumas comunidades, mas não é só o médico, temos que ter uma equipe completa, com médico, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e os agentes da saúde para funcionar adequadamente”, cobrou.

Dr. Salvador informou que já entrou com requerimento cobrando a realização de concurso público para agentes comunitários: “É visível que faltam agentes de saúde para atender essa demanda e já encaminhamos requerimento sugerindo a realização de concurso público na saúde, em especial para agentes comunitários de saúde”, finalizou.

Ascom Vereador Dr. Salvador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: