Juazeiro (BA): Vaporzinho será entregue revitalizado nesta quinta

A prefeitura de Juazeiro vai entregar, nesta quinta-feira (14/07), um dos maiores símbolos de Juazeiro, o Vapor Saldanha Marinho, ou “Vaporzinho”, que está passando por uma revitalização. A entrega simbólica do monumento será às 18h.

Com o objetivo de valorizar a atração turística e histórica do município, a gestão municipal está realizando uma intervenção para trocar as madeiras do equipamento – mantendo as características originais, assim como a revitalização do espelho d’água, pintura e iluminação.

“Na semana em que Juazeiro faz 144 anos, nada mais justo que um dos maiores símbolos históricos e turísticos do município seja revitalizado e entregue à população mais bonito e revitalizado. Por se tratar de um patrimônio histórico do município, temos o cuidado de manter todas as características originais. É mais um presente para a cidade neste mês tão festivo“, destaca a prefeita Suzana Ramos.

Vapor Saldanha Marinho

O Vapor Saldanha Marinho, o nosso “Vaporzinho”, foi encomendado pelo imperador Dom Pedro II nos Estados Unidos. Com 28 metros de comprimento e capacidade para 12 tripulantes, no início, navegava a 23 km/h rio abaixo e 14 km/h leito acima.

Segundo pesquisadores, foi o primeiro vapor a flutuar nas águas do Rio São Francisco. O nome de Saldanha Marinho foi adotado em homenagem ao então governador de Minas Gerais, que contribui à época com toda a logística da chegada do vapor ao país.

Com o passar do tempo e o surgimento de outros vapores de grande porte, o Saldanha foi perdendo espaço para as novidades e transformações culturais. De acordo com a diretora do Museu de Juazeiro, Rosy Costa, em 1975 foi articulada uma operação com a meta de transportar o Vaporzinho para um espaço localizado na Orla I da cidade.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: