Sobradinho (BA): Prefeitura convida população do Vale do São Francisco para o 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura, neste sábado (30)

Acontece no próximo sábado (30/07), no Terminal Pesqueiro de Sobradinho, o 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura, com total apoio da gestão municipal e promoção da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes).

O Festival tem como tema “Nosso rio, nossa riqueza”, e contará com uma programação diversificada de palestras, oficinas, feira, cozinha show e shows com os artistas Renan Mendes e Laura Moral.

O 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura conta ainda com o suporte técnico do Estado da Bahia por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), e da Central das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga).

A Coopes foi fundada em 2003, por pescadoras/es que desejavam agregar valor ao pescado da beira do Rio São Francisco. Atualmente, a Cooperativa conta com 80 famílias produtoras que têm melhorado de vida com essa atividade, sendo a maior parte das cooperadas, mulheres.

“A Coopes tem um papel muito importante na comercialização de pescado e seus beneficiados. É uma cooperativa que está estruturada no terminal pesqueiro de Sobradinho, e este Festival vai ser primordial para divulgação e lançamento destes produtos”, salienta a engenheira de pesca da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Josiane Araújo.

Apostando no sucesso do evento, o Prefeito Cleivynho Sampaio convida a população do Vale do São Francisco para prestigiar o festival.

“A gestão municipal recebe este evento com muito entusiasmo e deu total apoio para sua realização, por entender e valorizar sua importância para dezenas de famílias que vivem da pesca e do beneficiamento do pescado, e também para a economia do município. Nesta parceria com a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho, Coopes, vamos promover um evento de alto nível para receber os visitantes e a nossa população. A pesca é uma marca forte de Sobradinho e o 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura irá otimizar ainda mais o setor. Convidamos a população dos municípios vizinhos para vir degustar os produtos inovadores que serão apresentados no festival e participar deste grande evento”, disse o prefeito.

Produtos

Dentre os produtos que os visitantes poderão encontrar no Festival, há diversas formas de beneficiamento da tilápia, que é o “carro-chefe” da Coopes, como: linguiça de tilápia, bolinho de tilápia, tilápia em posta, filé de tilápia, espetinho de tilápia, entre outros, todos com certificação de qualidade.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: