Juazeiro (BA): SESAU realizará atividades voltadas à prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo

No mês de prevenção ao suicídio a Secretaria Municipal da Saúde irá realizar a partir da próxima terça-feira (11/09), ações voltadas aos profissionais da rede municipal da saúde com o objetivo de capacitá-los para identificar e ajudar as pessoas que tenham algum indicativo de atentar contra a própria vida. Serão quatro dias de eventos com todos os profissionais da saúde e também das demais secretarias do município.

Na terça-feira (11/09) a partir das 08h, no auditório da EGESP, todos os servidores da Prefeitura participam de uma palestra com a psicóloga Alecrides Marques Alencar com o tema ‘Cuidando da saúde mental dos profissionais’.

Na quinta-feira (13/09), os Agentes Comunitários de Saúde participarão da palestra ‘Oficina mitos e verdades sobre o suicídio’ – programada para acontecer no auditório da SEDUC. Devido grande número de profissionais, essa palestra acontece também no dia 20. Na terça-feira (18/09) será a vez dos Agentes de Endemias participarem da oficina que tratará dos cuidados da saúde mental dos profissionais.

De acordo com a Gerente de Humanização a programação foi montada para atender aos diversos públicos da Prefeitura e do quadro de profissionais da saúde. “Devemos falar sobre suicídio não somente em um dia, ou um mês, mas diariamente. Nosso cronograma foi elaborado pensando nos profissionais de saúde de nossa rede que estão em contato direto com os moradores para que saibam como agir ao identificar qualquer sintoma”, pontuou Jussara Rego.

Sinais de alerta: Cansaço emocional, isolamento social, sono excessivo, distúrbio mental, depressão, ansiedade, abuso sexual, problemas sociais, baixa estima, tristeza constante, perda de energia e bullying (pode ser um estímulo ao comportamento suicida).

A Secretaria informa ainda ser necessária a inscrição para participação das palestras através do link http://egesp.juazeiro.ba.gov.br/cursos. A Secretaria ainda deixa a disposição o telefone do SAMU, 192 e o telefone da UPA 3612 3550 além do telefone do Centro de Valorização a Vida (CVV) 188. É somente unindo forças que será possível vencer o suicídio.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s