Juazeiro (BA): Desfile do 7 de Setembro reúne milhares de pessoas

Desfile 7 de Setembro JUa

O tradicional desfile do Dia da Independência, nesta sexta-feira (07/09), reuniu milhares de pessoas que ocuparam a Orla e a Avenida Adolfo Viana, em Juazeiro. Com o tema “Amo Juazeiro! Minha Cidade, Meu Lugar”, em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil, as escolas municipais, estaduais e privadas emocionaram o público retratando a história, cultura, lendas, personalidades, a irrigação, a caprinovinocultura, o desenvolvimento, os avanços na educação pública e as particularidades do município.

Após o hasteamento das bandeiras, com a execução do Hino Nacional e de Juazeiro, pela Banda da Polícia Militar no Paço Municipal, o prefeito Paulo Bomfim, o Tenente Coronel Antônio Oliveira Leite, Comandante do 72 BI MTZ e o Coronel Anselmo Bispo, Comandante do CPRN (Comando de Policiamento Regional Norte) se dirigiram em carro aberto para a revista às tropas na Avenida Santos Dumont.

A Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiro, Policia Militar (PMBA) e o Colégio da Policia Militar (CPM) abriram o desfile em comemoração a Independência do Brasil. De acordo com o Coronel Anselmo Bispo a PM teve a participação de mais de 300 homens e mulheres que integraram a Guarda de honra e destacou a novidade de que, “pela primeira vez, uma mulher comandou o efetivo da PMBA no desfile de 7 de Setembro em Juazeiro”.

“Estou feliz e emocionado por estar reunido com o povo de Juazeiro, familiares, autoridades e amigos para comemorar os 196 anos da Independência da nossa Pátria. Para nós o mais importante é que toda sociedade juazeirense, baiana e brasileira se sintam independente. Quero parabenizar os militares, as escolas, as entidades pelo belíssimo desfile e dizer a população que o nosso Governo vai continuar trabalhando para melhorar cada dia mais a vida das pessoas”, evidenciou o prefeito Paulo Bomfim.

Desfilaram também a Guarda Municipal, Soapom, Bombeiro Civil, Unep, Clube de Desbravadores, Lojas Maçônicas Harmonia e Amor, Segredo Força e União e o Grito dos Excluídos.

Com a participação de 19 escolas, mais 10 mil estudantes trouxeram para o desfile muitas novidades, destacando o amor a Juazeiro. O pelotão abre alas, ‘O Povo e Arte num Canto de Amor a Juazeiro’ emocionou o público, com uma apresentação cênica coreográfica de um grupo de atores bailarinos que através do teatro, dança e música contou um pouco da história do município.

Os alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (creches) com idades entre 2 a 5 anos e os pais abrilhantaram o evento. Participaram também do desfile gestores, coordenadores e professores no pelotão IDEB 5.4, destacando os avanços da Educação Municipal no Ensino Fundamental, que segundo a avaliação do MEC, melhorou 100%. Hoje Juazeiro alcançou o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), entre as cidades com mais de 100 mil habitantes da Bahia.

“Juazeiro mais uma vez comemora o dia da Independência, com o tradicional desfile e traz o protagonismo das escolas, que este ano contou com muitas novidades a exemplo do pelotão IDEB 5.4, da ampliação dos alunos da Educação Infantil e Inclusiva, que encantaram o público, além do Camarote da Inclusão, que proporcionou as pessoas com deficiência um espaço especial e confortável. Foi uma verdadeira declaração de amor a Juazeiro, essa cidade maravilhosa que nós cuidamos com muito amor. Parabéns a nossa equipe da Educação, que coordenou o evento”, ressaltou a secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves.

A manicure, Adriana da Silva levou toda a família para o evento. “A Prefeitura está de parabéns, muito organizado, as apresentações das fanfarras foram lindas, as escolas deram um show contando a história da nossa cidade”, pontuou.

O desfile foi transmitido ao vivo pelas redes sociais pela primeira vez, e no percurso foram instalados dois telões, para que as pessoas assistissem todo o evento. O encerramento foi com a Marcha da Diversidade, que em sua terceira edição levou para o desfile a mensagem da luta contra a LGBTFOBIA, o racismo, o machismo e demais formas de opressão, com o tema ‘Amo Juazeiro e não aceito preconceito’.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s