Juazeiro (BA): Prefeito Paulo Bomfim comemora o resultado de mais um bom índice para o município, desta vez como ambiente favorável ao empreendedorismo

Sala do Empreendedor 4.jpg

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, comemorou mais um resultado que reflete o bom momento que Juazeiro tem vivido nos últimos 10 anos. Desta vez, pesquisa realizada por estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) coloca o município como um ambiente favorável ao empreendedorismo. Numa escala de 0 a 10, a cidade atingiu 7,28.

O gestor municipal atribui o alto índice à mudança de pensamento político e comprometimento com a coisa pública, além do foco no desenvolvimento iniciado em 2009, como a implantação da política de atração de novos investimentos e criação de políticas públicas como a Sala do Empreendedor.

A pesquisa usou a mesma metodologia da Endeavor Brasil, ONG sediada nos Estados Unidos e utilizou dados municipais, estaduais, do Sebrae e IBGE. “Desde 2009 que foi iniciada uma transformação nesta cidade. Crescemos em todos os índices: o Ideb – com o investimento em educação, somos a cidade que mais gera emprego no Nordeste, confirmado pelo Ministério do Trabalho; o Firjan que também nos coloca como uma cidade em desenvolvimento melhorando na atenção básica, na área da saúde e agora somos destaque em relação ao empreendedorismo. A população e investidores confiam na política que apresentamos e por isto procuram investir em Juazeiro”, destaca o prefeito Paulo Bomfim.

Para chegar a um resultado, a pesquisa estabeleceu 7 critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura. Em infraestrutura Juazeiro ficou com a nota 8,08, acima de capitais como Aracaju, Salvador e Recife, que não atingiram a nota 7. “As demandas ainda são grandes, mas temos procurado oferecer a melhor atmosfera para o empreendedorismo na cidade. Estamos mapeando a cidade para indicar novos pontos de desenvolvimento e a ideia está sendo bem aceita. Além disso, quando o investidor observa que temos uma Sala do Empreendedor, onde vai encontrar todos os órgãos municipais num só lugar, ele percebe que há uma facilidade para se investir, o que gera emprego para a nossa população. A ocupação do Distrito Industrial em pleno desenvolvimento. E não podemos esquecer as parcerias com o Sebrae, CDL, Sindilojas e ouras entidades”, finaliza o gestor municipal.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) o resultado desta pesquisa não é surpresa, pois o conjunto das políticas públicas leva a este caminho. “A gestão investe em qualificação, em educação, saúde, além da nossa política de atração de novos investimentos e fomento ao empreendedorismo local. A Sala do Empreendedor é referência em política pública e ainda temos as feiras de Caprinos e Ovinos nos distritos, a feira orgânica, que também promovem o empreendedorismo. Ficamos muito felizes com mais este excelente resultado”, declarou Tiano Félix.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s