Sobradinho (BA): Município adquire credibilidade ao estar entre os poucos no Brasil adimplentes no Cauc

Codevasf Sobradinho

Na contramão da crise econômica brasileira, Sobradinho se destaca como um dos poucos municípios do Brasil a estar fora da lista de inadimplentes, segundo o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC). O CAUC registrou, na primeira semana de abril, recorde de municípios negativados, ou seja, que têm ao menos um item a comprovar. De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o número de entes inadimplentes chega a 5.452 aproximadamente 98% do total.

Sendo assim, Sobradinho está no seleto grupo dos 116 municípios brasileiros que estão aptos e adimplentes com todas as obrigações do CAUC. O CAUC é um setor do Tesouro Nacional responsável pela execução de Convênios entre a União com Estados e Municípios, funciona como uma espécie de “SPC” das prefeituras e avalia quatro metas obrigatórias aos municípios: adimplência financeira, prestação de contas de convênios, transparência e cumprimento de obrigações legais.

 

A falta de cumprimento das exigências do órgão, além de trazer prejuízos para a cidade, impedindo que algumas obras e projetos possam ser executados com recursos do Governo Federal, a inscrição no CAUC também tem um efeito negativo na reputação do município. No caso de Sobradinho, diante dos bons índices, a administração vem alcançando resultados positivos por cumprir todas as metas definidas pelo CAUC, o que lhe confere credibilidade para celebrar convênios e realizar obras e programas.

 

De acordo com o Prefeito Luiz Vicente, que comemorou a excelente posição de Sobradinho, a austeridade com os recursos públicos, o planejamento e o compromisso da sua equipe de governo, são fatores responsáveis pela avaliação positiva do município junto ao CAUC. “Desde o primeiro dia de governo, a nossa principal prioridade foi colocar as contas do município em dia. Pegamos uma prefeitura totalmente desacreditada, com dívidas no comércio, no estado, na União e com os servidores municipais. Não medimos esforços e graças a mobilização de toda equipe da Secretaria de Administração e Fazenda, conseguimos com muito empenho e seriedade reconquistar crédito, celebrar convênios e ter acesso a recursos. E o resultado deste trabalho foi que em 2016, entramos no ranking dos municípios mais eficientes do Brasil, sendo referência na Bahia e em todo o Vale do São Francisco. E agora em 2019, Sobradinho se mantém como referência nacional em eficiência na administração pública, efeito de uma equipe focada em boas práticas de gestão,” comemorou o prefeito.

 

Luiz Vicente ainda elencou uma série de obras e serviços realizados por seu governo, como reformas e ampliação de escolas e unidades básicas de saúde, estradas, perfurações de poços artesianos, instalação de redes de distribuição de água, entre outras conquistas. “Mesmo com a forte crise financeira que assola os municípios brasileiros, Sobradinho se transformou em um verdadeiro canteiro de obras, honrando todos os compromissos com os nossos fornecedores e salários dos servidores e prestadores em dia. Nossa cidade vem crescendo em todas as esferas da administração pública e na melhoria da qualidade de vida da nossa gente tanto na sede quanto no interior. Mais uma vez Sobradinho se torna referência de boa gestão para a Bahia e para todo o Brasil, isto me deixa muito feliz e fortalece o nosso compromisso de fazer esta terra avançar ainda mais,” finalizou o gestor.

 

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s