Juazeiro (BA): Paulo Bomfim prestigia entrega de equipamentos agrícolas aos municípios do Território Sertão do São Francisco

PB equipamentos.jpg

O Prefeito Paulo Bonfim acompanhado da sua equipe de governo participou nesta sexta-feira (10/05), no auditório do SETAF em Juazeiro, da entrega de equipamentos agrícolas às comunidades rurais dos municípios pertencentes ao Território Sertão do São Francisco. Vinte e nove máquinas forrageiras irão auxiliar as atividades diárias dos produtores rurais das comunidades contempladas. A ação é uma realização do governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da CAR e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), e conta com a parceria dos municípios do território.

Para o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, foi uma honra participar desse momento. “É com muita alegria que participo desse evento. Entendo que essa parceria com o governo do estado só trás bons frutos para a população de Juazeiro. Parabenizo a todos os envolvidos”, disse.

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, declarou que a ação tem como objetivo melhorar a produção de caprinos e ovinos. “As máquinas possuem um reboque móvel e podem atender muitas propriedades, para que o agricultor possa ter condições de preparar uma alimentação de qualidade para seu rebanho. Além de guardar os alimentos durante a época chuvosa para enfrentar o período seco, garantir que o rebanho tenha mais qualidade, peso e precocidade, possibilitando aos agricultores melhor renda com o resultado da sua produção”, explicou.

A agricultura familiar representa 650 mil famílias na Bahia, responsáveis por colocar mais de 70% dos alimentos na mesa dos baianos. “Precisamos fortalecer cada vez mais essa iniciativa. A agricultura familiar é uma grande indústria de geração de renda no nosso semiárido. A máquina forrageira tem importância fundamental para triturar o pasto e garantir alimentos nutritivos durante todo o ano. Quem não guarda pastagem para o período de estiagem, perde um grande número de animais”, observou Ademilson da Rocha Santos (Tiziu), Superintendente de Agricultura Familiar do Estado da Bahia (SUAF).

Para o presidente do Consórcio Sertão do São Francisco e prefeito do município de Canudos, Genário Rabelo, esse é um momento importante para a região. “São ações pequenas que fazem a diferença, pois irá aliviar o sofrimento do homem do campo, garantido alimento para seus animais”, disse. Já o deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), destacou a importância dos programas estaduais para o desenvolvimento da zona rural. “Com essa ação, o produtor terá condições e oportunidades de melhorar o seu rebanho, garantido boa produção todo o ano”.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, “o equipamento vai contribuir bastante para o desenvolvimento da agricultura familiar da nossa região. Contribuir e incentivar o crescimento da zona rural é um dos objetivos do governo municipal”, afirmou.

O assessor especial do gabinete do governo do estado, Isaac Carvalho falou sobre as vitórias alcançadas e os equipamentos conquistados pelo município. “São muitas ações já realizadas e sinto orgulho de ter feito parte dessa história. Quero parabenizar o governo do estado por esse importante equipamento”, disse.

A presidente da União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), Mineia Clara, falou da satisfação em receber o equipamento. “Agradeço a todos os envolvidos por essa importante aquisição que irá ajudar muito os produtores da região. Fico feliz pelo incentivo do governo em fortalecer cada vez mais a agricultura familiar”, observou.

De acordo com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, o governo estadual não tem medido esforços para garantir ações concretas e melhorias para os produtores rurais.  “Quero agradecer a todos os presentes que estão prestigiando esse importante momento. São quatro mil famílias dessa região, mais de quarenta associações recebendo um conjunto de ações através do Pró-Semiárido, que visa fortalecer a agricultura familiar e a convivência com o semiárido”, disse.

Na ocasião as associações presentes assinaram o termo de uso dos equipamentos forrageiros, em seguida as autoridades presentes realizaram a entrega aos produtores. Também estiveram presentes produtores, instituições ligadas ao setor e representes governamentais dos municípios contemplados.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s