Sobradinho (BA): Projeto “Tempo de Areia” resgata brincadeiras tradicionais no ambiente escolar

Tempo de Areia Sobradinho.jpg

Com o objetivo de resgatar as brincadeiras tradicionais, reconhecendo-as como elemento do desenvolvimento infantil, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou neste último sábado (09/11) na Praça Geraldo Silva e no Ginásio Poliesportivo Francisco das Chagas Nery, atividades lúdico-pedagógicas através do projeto “Tempo de Areia”.

O “Tempo de Areia”, projeto idealizado e desenvolvido pela gestão municipal, é voltado para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, e tem por objetivo resgatar as brincadeiras/jogos tradicionais dentro do espaço escolar, reconhecendo a brincadeira como elemento importante na aprendizagem, na cultura e no desenvolvimento infantil.

“Em tempos em que as brincadeiras são vistas como a expressão corporal infantil, é de suma importância a sua valorização. Deste modo se viu de fundamental importância a inserção de atividades lúdicas que proporcionem o movimento, expressão e socialização, buscando assim resgatar as brincadeiras tradicionais e manter vivo o repertório cultural da criança, fazendo frente a tecnologia que tomou o espaço das brincadeiras tradicionais,” destacou a coordenadora pedagógica Vanderlea Maria Rodrigues.

Na Vila São Francisco, o coordenador pedagógico Robério Vieira Fraga, esteve à frente das atividades desenvolvidas no Ginásio Poliesportivo Francisco das Chagas Nery, e falou sobre a importância do lúdico para o processo ensino aprendizagem das crianças.

” Todas as instituições de ensino publico da Vila São Francisco participaram das atividades que foram desenvolvidas no projeto Tempo de Areia. É muito importante promover o resgate das brincadeiras tradicionais e para isso contamos com a ajuda tanto dos professores, quanto dos pais dos nossos alunos que acompanham este projeto. As brincadeiras são elementos fundamentais para construção dos conhecimentos necessários à vida em sociedade,” afirmou o coordenador.

A secretária de Educação Ducilene Kestering, falou sobre a importância do projeto Tempo de Areia.

“Honrar a criança é um princípio organizador de um modo de vida para maximizar a alegria, e reduzir o sofrimento mediante o respeito pela bondade em cada ser humano no começo de sua vida. Diante disso, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, vivencia o Projeto Tempo de Areia. O Prefeito Luiz Vicente é um entusiasta deste projeto, por entender que a escola precisa trabalhar como espaço possibilitador do resgate e valorização de brincadeiras tradicionais que vêm se perdendo com o tempo, brincadeiras que são de grande importância para construção de conhecimentos e habilidades para o futuro. Portanto, parabenizo toda nossa equipe por ter se mobilizado para promover esta importante ação para o desenvolvimento pedagógico das nossas crianças” finalizou a secretária.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s