Bahia: Chesf aponta que Barragem de Sobradinho não vai atingir 100%

Barragem Chesf

Em relatório do dia 08 de maio de 2020, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) aponta que as vazões no Rio São Francisco vão diminuir e que a Barragem de Sobradinho, no Norte da Bahia, não deverá atingir sua cota máxima de 100% no armazenamento de água.

Conforme os dados da Chesf, no dia 18 de maio de 2020, o volume chegará ao máximo de 94,67% e a partir de então irá diminuir gradativamente, chegando a 94,37% em 22 de maio, última data disponível no relatório. As vazões afluentes no Rio São Francisco também diminuem, ou seja, a água que chega ao Lago de Sobradinho ficará em 1.000 metros cúbicos por segundo a partir do dia 22 de maio e o volume liberado, vazão defluente ficará em 1.400 metros cúbicos por segundo.

Com isso não será necessário abrir as comportas da Barragem de Sobradinho. A última vez que o Lago de Sobradinho chegou a 100% foi em 2006 e desde então a região enfrentou uma grave crise hídrica.

Neste ano de 2020, a situação de chuvas melhorou na Bacia do São Francisco, mas ainda insuficiente para fazer a Barragem de Sobradinho atingir o seu máximo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s