Juazeiro (BA): Prefeito Paulo Bomfim anuncia reabertura do comércio com medidas de segurança

 

PB Coletiva

Nesta quinta-feira (28/05), o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim anunciou a esperada reabertura gradual do comércio do município. A coletiva contou com a participação de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro (CDL), do Sindicato dos Comerciários, do Distrito Industrial, Sebrae, Juá Garden Shopping, além dos vereadores Charles Leal e Tiano Félix.

Segundo o prefeito, a reabertura do comércio será feita em três etapas e começa na próxima segunda-feira (01/06) com as lojas, óticas, lojas de suplementos e de produtos naturais. As demais fases de liberação serão nos dias 15 e 30 de junho.

A medida prevê que o comércio não essencial poderá funcionar, das 8h às 18h, somente de segunda a sexta-feira. Aos sábados e feriados só funcionam os serviços essenciais. Para isso acontecer, é necessário seguir as medidas sanitárias como uso de máscaras (por clientes e funcionários), álcool gel, distanciamento entre as pessoas e limitação no número de clientes dentro dos estabelecimentos.

Também estão autorizados os ambulantes, desde que sigam as medidas recomendadas. No entanto, segue proibido o consumo de alimentos dentro de estabelecimentos como padarias, lanchonetes e restaurantes.

O plano, no entanto, não é definitivo e está condicionado à progressão no número de casos e à taxa de ocupação dos leitos nos hospitais de Juazeiro e na Rede PEBA. “O atingimento de 70% (dos leitos de UTI’s e intermediários) desencadeará na reavaliação desse plano”, assegurou Bomfim.

Escolas

Mesmo reabrindo o comércio, as aulas não serão retomadas em Juazeiro, dada a dificuldade de evitar aglomerações nas salas de aulas e nos demais ambientes escolares. Vale lembrar que Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a suspender o funcionamento das instituições de ensino por causa da pandemia de Covid-19.

Fases da reabertura

Segundo o prefeito, as lojas do comércio de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e outros segmentos, vão funcionar de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h. Os estabelecimentos deverão fazer a aferição de temperatura, disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes, além de assegurar as medidas de distanciamento e será obrigatório do uso de máscaras para todos que circularem pela cidade.

O prefeito informou que o estacionamento rotativo Zona Azul será reativado também na segunda, o toque de recolher será estendido até o dia 14 de junho e os mercados, as feiras livres, os salões de beleza e as barbearias da cidade serão reabertos no dia 15 de junho e funcionarão em horário comercial.

O shopping e as galerias da cidade também serão reabertos a partir do dia 15 de junho e funcionarão das 12 às 20h. Todos deverão adotar as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Já os bares e restaurantes serão reabertos a partir do dia 29 de junho e deverão funcionar com apenas com 30% da capacidade, mantendo mesas com distanciamento mínimo de 2 metros.

As academias de ginástica também serão reabertas no dia 29, com capacidade de 30% e controle de temperatura no acesso. Os equipamentos devem ser constantemente higienizados e os instrutores deverão usar luvas e máscaras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s