Petrolina (PE): Infestação de “potós” causa preocupação

Além das abelhas, um outro tipo de inseto tem causado preocupação entre as pessoas no Vale do São Francisco, especialmente em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, trata-se do “potó”. Desde o inicio de setembro existem inúmeros relatos de pessoas procurando os serviços de saúde, após contato com o inseto, que provoca queimaduras e ferimentos na pele.

Com um nome curioso, 0 “potó” é um inseto da família dos besouros, de nome científico “Paederus Irritans”, e é caracterizado por ser longo, delgado e andar sempre com o rabinho pra cima. Ele é pequeno, não passa de 1 cm de comprimento, de cores preto e vermelho alaranjado. O inseto libera um líquido cáustico, que causa sérias irritações na pele.

O tal “potó” solta esse liquido cáustico, que alguns dizem ser o xixi do inseto, quando são apertados ou esmagados, ou em ato de defesa quando alguém encosta nele. Geralmente vive nas frestas e nas paredes, mas podem se esconder em gavetas e em meio a roupas e toalhas. Normalmente eles atacam em partes do corpo humano, aonde ‘fazem curvas’, a exemplo das axilas, virilha ou pescoço,causando queimaduras e ferimentos dolorosos.

Especialistas dizem que é comum o inseto aparecer nesta época do ano, com aumennto do calor, que favorece a sua reprodução. Para evitar a presença do inseto é preciso manter a residência sempre limpa e arejada.

Para tratar os ferimentos devem ser tomadas as seguintes medidas:

– lavar o local imediatamente após o contato com água e sabonete anti-séptico;
– evitar exposição ao sol do local atingido;
– corticoterapia tópica de baixa potência;
– antibioticoterapia tópica e / ou oral;
– nas situações mais graves, procure um Dermatologista.

Fonte: Revista AZ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s