
Na terça-feira (21/01), os membros do Conselho Municipal de Saúde estiveram na Secretaria de Saúde, a fim de planejar as atividades da equipe em 2021. E já nesse primeiro encontro anual, foram discutidas diferentes pautas, tais como a eleição da nova mesa diretora, e principalmente, o calendário do Plano vacinal municipal e estadual para este ano.
A Secretária de Saúde de Sobradinho, Maysa Sanjuan, apresentou aos membros as justificativas para as tomadas de decisões e mudanças realizadas na saúde nesse início de ano.
“A nossa gestão à frente da Secretaria de Saúde reconhece a importância da parceria com o Conselho Municipal de Saúde, posto que, através dele, garantimos a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde no município. Nada é decidido de forma arbitraria, cada mudança é estabelecida para maior eficiência e qualidade de nossa rede de saúde municipal”, destacou Maysa Sanjuan.
Durante o encontro também foram evidenciadas as dificuldades encontradas pelo Conselho, durante o ano de 2020, para atuar mais efetivamente na rotina das Unidades Básicas de Saúde, devido a pandemia do novo Coronavírus, e a parceria com a gestão foi reafirmada.
“Todos reconhecemos as dificuldades que enfrentamos em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, que nos obrigou o distanciamento social e nos fez priorizar as ações de combate a covid 19, em detrimento das demais agendas da saúde. Tanto a gestão de saúde, quanto o Conselho foram surpreendidos com a pandemia e tiveram que mudar as demais ações e rotinas planejadas. No entanto, estamos contornando este desafio e continuamos diariamente juntos, gestão municipal e Conselho na função de possibilitar à toda comunidade o acesso gratuito a um sistema de saúde qualificado” concluiu a secretária.
Ascom PMS