Sobradinho (BA): Gestão e técnicos discutem andamento do projeto Pró Semiárido e implantação do Selo de inspeção municipal

Debater estratégias e ações para a implantação do projeto Pró Semiárido e do SIM – Selo de Inspeção Municipal, foram um dos assuntos discutidos na reunião realizada na última quarta-feira (03/02), com a participação do Prefeito Regis Cleivys Sampaio Bento, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e Vice-Prefeito Jarques Canturil, dos Técnicos da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional e do CONSTESF – Consórcio Sustentável Território do São Francisco.

O Pró-Semiárido é um projeto do Governo do Estado, com foco no desenvolvimento rural e que atua em 460 comunidades selecionadas a partir do grau de pobreza e concentração de agricultores familiares. Naquelas identificadas com maior nível de escassez de bens e produtos, fomenta-se a participação de toda a comunidade na indicação de oportunidades de desenvolvimento produtivo e na definição de ações a serem implementadas.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Jarques Canturil destacou o trabalho que já vem sendo desenvolvido para que os projetos passem a ser executados no município de Sobradinho.

“Temos um projeto em andamento, que vem da gestão do ex-prefeito Luiz Vicente Berti, e dando continuidade a esta discussão, estive com o Prefeito Cleivynho visitando a CAR em Salvador, conversando com o Diretor Wilson Dias. Recebemos os técnicos da CAR e do CONSTESF e tivemos uma boa conversa. Em breve iniciaremos um convênio com esse território e iremos buscar também a implantação de outros três territórios. Com certeza essa iniciativa vai facilitar e dará condições de melhorias para os nossos agricultores e toda parte produtiva do município”, informou Canturil.

O gestor municipal falou sobre a implantação do SIM- Serviço de Inspeção Municipal, responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.

“Na próxima semana iremos CAR, em Salvador, para assinar e finalizar o convênio de um território, e os outros três lutaremos para serem implantados em Sobradinho. Apesar do prazo ser curto, juntos, não mediremos esforços para que até o mês de março possamos conseguir esses convênios que contribuirão muito com o nosso homem do campo. Vamos discutir com as comunidades a implantação dos territórios, que serão beneficiados com algo em torno de 400 mil reais, isso vai fortalecer muito a economia e a agricultura do nosso município. Estamos lutando também para conseguirmos a implantação do SIM – Selo de Inspeção Municipal, que vai ajudar muito aos pequenos produtores na comercialização de seus produtos em mercados, supermercados, também podendo fazer parte da merenda escolar”, finalizou o Prefeito Cleivynho.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s