Sobradinho (BA): Secretaria de Educação discute o tema “Saúde mental no âmbito educacional – Docência versus pandemia” com gestores escolares

Com a temática “A saúde mental no âmbito educacional: Docência versus pandemia”, a Secretaria de Educação organizou na última quinta-feira (12/08), um encontro formativo com os gestores escolares das 12 instituições componentes do Sistema Municipal de Ensino.

O encontro contou com a participação do psicólogo clínico, Jerre Vanzo, profissional da equipe do CRAS, convidado através de parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Dentro de nossas escolas, a saúde física, mental e emocional dos profissionais e estudantes sempre foi uma preocupação, e ainda mais agora nesse contexto de pandemia, isso se tornou um grande foco para a continuidade do trabalho. E uma vez que perdas e traumas aconteceram ao redor da comunidade escolar, convidamos um profissional capacitado para conversar com as gestoras sobre os desafios que a docência tem enfrentado com a pandemia”, esclareceu a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.

Durante o encontro também foi realizada a apresentação oficial do Programa “Aprender Valor”, uma iniciativa do Banco Central do Brasil, que prevê que os estudantes do ensino fundamental de todo o país, tenham acesso à educação financeira já na escola e adquiram conhecimentos sobre formas de melhorar a gestão do dinheiro.

De acordo com a secretaria de educação, o Aprender Valor tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo com estudantes das escolas públicas brasileiras.

Financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa vem sendo implementado desde o início de 2020, e a partir de 2021, a iniciativa entra em fase de expansão nacional, possibilitando que outras escolas e redes municipais e estaduais de educação tenham acesso aos recursos do programa.

“Tratar sobre Educação Financeira no contexto escolar e levar o tema para dentro das salas de aula, é uma urgência social, tendo em vista os impactos, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro, causados pelo modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e materiais. A inserção da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nos currículos escolares, como proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), auxilia a inserção crítica e consciente de crianças e adolescentes no mundo atual, contribuindo para a constituição da cidadania. Além disso, o programa aproxima o aprendizado escolar da vida prática, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa”, afirmou, Ducilene Kestering.

Ascom PMS

2 comentários em “Sobradinho (BA): Secretaria de Educação discute o tema “Saúde mental no âmbito educacional – Docência versus pandemia” com gestores escolares”

  1. Momento maravilhoso de muita aprendizagem e cuidado com a saúde. Pensar em cada aspecto da educação promove o desenvolvimento e a qualidade do ensino.
    Nessa oportunidade ainda vimos a instrumentalização, através do Programa Aprender Valor, que viabilizará a implementação do Tema Integrador Educação Financeira para o Consumo do Referencial Curricular do Município. Tudo bem pensado e amarrado para oferecer mais oportunidades de aprendizagem aos nossos estudantes e profissionais da Educação. A Educação de Sobradinho só pode ser sucesso com tamanho olhar e investimentos. Parabéns Ducilene S. Kestering e ao Prefeito Cleivynho Sampaio pelo amor e cuidado com os profissionais e estudantes de Sobradinho!

    Curtir

  2. A educação de Sobradinho sempre à frente, garantindo o direito de aprendizagem e desenvolvimento dos nossos estudantes e fornecendo subsídios pedagógicos e formativos aos profissionais da educação. A secretária de Educação visionária e arretada!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s