Sobradinho (BA): Vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil alerta sobre aumento de vazão em barragem

Em entrevista concedida à Radio São Francisco FM, na última quarta-feira (12/01), o vice-prefeito, secretário de Agricultura e Meio Ambiente e também coordenador da Defesa Civil de Sobradinho, Jarques Canturil falou sobre os impactos do aumento da vazão da barragem de Sobradinho.


De acordo com informações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o aumento do nível do rio está a oito metros e 24 centímetros acima do normal, registrando a maior cheia dos últimos 14 anos.


A Chesf explicou que a abertura das comportas, que não ocorria desde 2020, é uma medida que tem como objetivo controlar a subida do reservatório, afirmou também que “segue monitorando a condição de operação do reservatório e novas ampliações podem ser necessárias, conforme as afluências verificadas no reservatório nos próximos dias.”


Durante a entrevista, Canturil esclareceu que uma vazão com esse volume de águas não acontecia desde 2009, e parece assustar, mas o coordenador da Defesa Civil declarou que a barragem de Sobradinho tem um limite de operação de segurança de até 8.000 m³/s.


Confiante no alto nível de segurança da Barragem de Sobradinho, o coordenador alertou sobre a necessidade de se evitar ocupações localizadas às margens da calha principal do São Francisco em virtude das alterações do nível do rio.


“A Barragem de Sobradinho é extremamente segura, tem um forte sistema de monitoramento de seu complexo, com frequentes simulações de situações de risco, e a população deve estar tranquila”, disse.


Ele ainda acrescentou: “Nossas atenções nesse momento estão voltadas, prioritariamente, para o aumento do volume e consequentemente do nível das águas no Rio São Francisco, o que coloca em risco as áreas ribeirinhas situadas na calha principal do Velho Chico. Estas ocupações devem ser evitadas por questões de segurança. Nós estamos atentos aos impactos causados às famílias ribeirinhas, no sentido de assisti-las, caso haja necessidade ”, disse Canturil.
O coordenador afirmou que a gestão municipal, através da Defesa Civil, está vigilante e pronta para o monitoramento e ações de prevenção e de correção dos efeitos provocados em possíveis ocupações das áreas atingidas, e que a população e a imprensa serão atualizados de tudo.


Vazão


A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que a partir da última quarta-feira (12/01), haveria aumento da vazão da Barragem de Sobradinho, o que ocorrerá de forma gradativa. A vazão começa com 1.300 m³/s e a cada dois dias, vai aumentando 500 m³/s, chegando, portanto, a 4.000 m³/s no dia 24 de janeiro, conforme comunicado emitido pela Chesf.
A barragem de Sobradinho tem um limite de operação de segurança de até 8.000 m³/s, assim, estará funcionando com apenas 50% desse limite.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: