Sobradinho (BA): CAMTEA inicia atividades de assistência especializada e multidisciplinar em transtorno do espectro autista a crianças e jovens

O Centro de Atendimento Municipal ao Transtorno do Espectro Autista –CAMTEA iniciou suas atividades nesta quarta-feira (12/01). O CAMTEA é um espaço multiprofissional que contribuirá para efetiva proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista que conta com diversos profissionais a exemplo de psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicopedagogos e assistente social.

“O CAMTEA surgiu da busca de mães pelo tratamento dos seus filhos e tem o objetivo de ajudar a introduzir de forma multisetorial atividades que contribuam para manter e melhorar as habilidades para que as pessoas com autismo possam chegar à independência através da oferta de serviços de saúde terapêutica e educacional”, explicou a a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.
A dona de casa Danielle dos Santos, mão de um filho autista, está ansiosa para iniciar o tratamento da criança de sete anos, que foi diagnosticado com autismo há três anos.

“A partir do momento que a gente tem um filho com esse diagnóstico, a gente procura ajuda especializada para nos ajudar no desafio do seu desenvolvimento”, disse.

Ela disse que há muito tempo esperava uma oportunidade como esta, já que plano de saúde nenhum cobre e arcar com assistência particular não é possível para a grande maioria das famílias.

Está tudo certo para que ele comece a terapia já nesta semana. Ele já passou por avaliação com os profissionais e já foi montado um plano de terapêutico para ele. Espero que esse suporte possa dar um reflexo no desenvolvimento e na vida do meu filho, temos muita fé de que isso vai acontecer”, afirmou a dona de casa.
A coordenadora do CAMTEA Vanuzia Alves dos Santos explicou o esquema de dias e horários de atendimento por área profissional.

“A fonoaudióloga atende todas as quartas-feiras na parte da manhã, a fisioterapeuta atende também as quartas-feiras, manhã e tarde, já as consultas com o psicólogo acontecem de segunda a quinta, sendo que na segunda, terça e quarta ele atende no período da manhã e tarde, e na quinta-feira na parte da manhã. Já a psicopedagoga atende uma vez por semana e assistente social, de segunda a quarta manhã e tarde, e quinta e sexta-feira das 8 da manhã às 15 horas. Também temos uma nutricionista que nos dá suporte profissional no Centro de Saúde,” destacou a coordenadora.

O Centro funciona de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16 horas, as quintas e sextas funciona das 8h às 13h, já atende a 21 usuários cadastrados. O mais novo tem 2 anos de idade, o mais velho 21 anos.

“O CAMTEA busca ofertar seus serviços através de uma rede multisetorial de atendimento que envolve a Atenção Básica, APAE, CAPS, CRAS e CREAS. Atendendo as demandas de acordo com a competência de cada setor. O CAMTEA foi concebido dentro de uma lógica de humanização, criada pelo Prefeito Cleivynho Sampaio, oferecendo um espaço acolhedor com brinquedos educativos, equipamentos para melhorar a função motora, materiais pedagógicos, áreas gramadas para fomentar o estímulo sensorial, como forma de retroalimentar os contatos sociais, a interação social e o comportamento,” concluiu Maysa Sanjuan.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: