Pernambuco: Estado tem 28 casos do Novo Coronavírus e preocupação com a transmissão comunitária

Teste Corona

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou, nesta quinta-feira (19/03), a situação epidemiológica sobre a covid-19 em Pernambuco. Até agora, são 28 confirmações do novo coronavírus e um total de 508 casos notificados, sendo que 166 já foram descartados. Outros 311 casos estão em investigação.

O Estado, que confirmou a ocorrência de transmissão comunitária – quando não é identificada a origem da contaminação e nem é possível determinar o vínculo de um dos casos confirmados com histórico de viagem internacional ou contato com suspeito ou confirmado – continua anunciando medidas de controle, prevenção e assistência à saúde para evitar a propagação da doença.

“O esforço que a sociedade pernambucana precisa fazer, nesse momento, é muito importante e atinge a todos. Lembramos do cuidado especial com as pessoas idosas, acima de 60 anos, e que apresentam comorbidades. É importante que evitem sair de casa desnecessariamente e que limitem o convívio social. Precisamos trabalhar no sentido de proteger as pessoas idosas e garantir as condições de saúde necessárias para evitar o adoecimento”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

EPIs – Diante do atual cenário, a SES-PE tem feito um trabalho permanente de conscientização dos profissionais da saúde sobre o uso adequado e oportuno dos equipamentos de proteção individual (EPIs) – como máscaras respiratórias, avental descartável, luvas de segurança e touca.

Para garantir o abastecimento permanente desses insumos nas unidades hospitalares, a SES-PE já iniciou processo de compra emergencial de equipamentos de proteção individual e todos os profissionais estão sendo orientados pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

“É fundamental que possamos assegurar a segurança dos nossos profissionais de saúde, sendo esta uma das prioridades da SES-PE e do Governo do Estado. Nesse sentido, não estamos medindo esforços para garantir os insumos e os equipamentos necessários para isso. Não há relato de falta de materiais nas nossas unidades referência para o atendimento de pessoas infectadas pela covid-19 e estamos trabalhando para manter os estoques. Também iniciamos a requisição de materiais em distribuidoras para que evitem o atraso nas entregas. Ressaltamos que não é momento de paralisações, mas sim de união e solidariedade, e iremos contar com todos os profissionais de saúde de Pernambuco neste momento”, pontua André Longo.

Abertura de edital – A Secretaria de Saúde do Recife anunciou a realização de seleção simplicada com 15 vagas para médicos de Atenção Básica e 179 vagas para profissionais que vão atuar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e nos leitos de retaguarda para atendimento a pacientes com Covid-19, totalizando 194 vagas.

As inscrições, que seguem até o próximo domingo (22), são realizadas por meio eletrônico. Os editais das seleções estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Os candidatos devem ter até 59 anos de idade e terão contrato temporário pelo período de um ano.

Secom PE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s