Juazeiro (BA): Prefeitura confirma Copa Vela para marcar o aniversário de 144 anos da cidade

Juazeiro vai viver um momento inédito no próximo mês de julho que promete movimentar toda a região. Trata-se da Copa Vela, evento que vai marcar o aniversário de 144 anos da cidade, nos dias 15, 16 e 17. O evento, que já nasce trazendo o título de Campeonato Norte e Nordeste de Windsurf, será uma fusão de categorias da classe da vela, além de muita música e agitação.

A competição reunirá as classes Windsurf, Windsurf Foil, Hobie Cat, Wing Foil, Dingue e classe aberta de monotipos, com a possibilidade de trazer uma grande personalidade do mundo da vela. O evento está chancelado pela Associação Brasileira de Windsurf. Pelo menos 60 velejadores de 6 estados do Nordeste, BA, PE, AL, SE e CE, além do RJ, já confirmaram presença. 

Os preparativos deste grande evento náutico já foram iniciados e a ideia é mostrar o potencial esportivo de Juazeiro para todo o país, fortalecendo o trade turístico. Os organizadores de Salvador, junto com os organizadores de Juazeiro, já visitaram a área, para fazer o reconhecimento técnico do evento.

Celebração

A ideia de trazer a Copa Vela para Juazeiro partiu da prefeita Suzana Ramos. Ela destaca que o evento será uma grande celebração. “Esse será um evento de grande celebração pelo aniversário da cidade e vai colaborar para atrair turistas para Juazeiro, que acaba de ser incluída no Mapa do Turismo Brasileiro, pelo governo federal. A nossa ideia é cooperar com a divulgação da cidade e das suas belezas, movimentando com intensidade o esporte, a economia local, gerando emprego e renda, além da ocupação da rede hoteleira, restaurantes e bares. Esse é o momento ideal para o retorno das atividades, depois de tantas perdas por conta da pandemia”, declara Suzana Ramos.

Expectativas

O evento não está sendo pensado apenas para os atletas, mas também para os moradores e turistas que chegarão à cidade. O Rio São Francisco será transformado em uma espécie de “passarela náutica”, como enaltece Alexandre Lessa, organizador da Copa Vela. “Fazer uma Copa Vela em Juazeiro é a realização de um sonho. A gente estava tentando trazer esse evento há muito tempo, mas só agora, com a oportunidade que a prefeita Suzana está nos dando, conseguir trazer a Copa Vela com essa fusão de categorias, eu acredito que será um espetáculo fantástico. Vamos transformar o rio em uma ‘passarela náutica’”, destaca Alexandre.

Para Dadau Barbosa, que coordena o evento, a expectativa é realizar a melhor Copa Vela. “Recebemos uma equipe de Salvador, que veio fazer uma visita técnica ao local e ficou toda encantada com a nossa estrutura e poesia. Eu, juntamente com Joacir Oliveira e Rogério Rego, do Setor de Esportes da prefeitura, percorremos toda área.  Segundo Lessa, temos tudo para oferecer um grande espetáculo ao atleta e ao público. O monitoramento técnico meteorológico para esse período traz a melhor velocidade e direção do vento, exatamente o que queríamos para dar ritmo a essa Copa Vela. Será um show nas águas do Velho Chico, com velas em velocidade de até 60km. E em terra, vamos dar a melhor estrutura possível de acolhimento do evento, agregando festa, coisa que o nosso povo sabe fazer e bem. Temos o privilégio de ter uma proximidade grande da cidade com o rio. Isso vai gerar um acolhimento perfeito”, conclui Dadau.

‘Copa Fest’

Além da competição nas águas do São Francisco, a celebração contará com uma programação festiva na Orla da cidade, fortalecendo ainda mais o polo Juazeiro como vitrine do entretenimento. Enquanto as competições acontecem no rio, quem estiver na parte alta da Orla curtirá uma grande festa, retomando as grandes celebrações nesse momento considerado de pós-pandemia.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: